“Risco de fogo é de alto a crítico”, revela boletim da Femarh; RR registrou 221 focos de queima

Fabio Calilo
Fabio Calilo

Um boletim da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femerh) revelou que a previsão para os próximos três dias é de “risco de fogo de alto a crítico”. Nas últimas semanas, o Estado registrou incêndios de grandes proporções em diversas cidades, como Caracaraí e Boa Vista.

Até o momento, segundo o boletim da instituição, foram contabilizados 221 focos de queimadas. O índice apresenta uma redução de 53%, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 480 focos. O período ao qual se refere o estudo é de 1 a 21 de janeiro de 2019.

“Em janeiro de 2019, já foram registrados 221 focos de queima, totalizando 221 focos no ano. E em janeiro de 2018 foram 480 focos de um total anual de 2383 focos. A previsão de risco de fogo para três dias é de alto a crítico no nordeste de Roraima”, alerta o relatório da Fundação Estadual.

Segundo o estudo hidroclimático, as temperaturas oceânicas no Pacífico Equatorial indicam anomalia positiva na região, ou seja, estão de acordo com o fenômeno El Niño de intensidade fraca para os próximos meses, contribuindo para chuvas dentro do previsto.

CALENDÁRIO DE QUEIMADAS

No início do ano, produtores rurais realizam queimadas para começar as atividades rurais. Com o objetivo de evitar maiores danos ao meio ambiente, a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) elabora um calendário de queimadas, que deve ocorrer em períodos programados nos municípios roraimenses.

A execução do calendário de autorização de queimadas deste ano iniciou no dia 12 de janeiro. Já foram atendidas as cidades de Rorainópolis e São Luiz, localizados no sul do estado.

São João da Baliza será o próximo. A execução do calendário iniciou nessa segunda-feira (21) e segue até 23 de janeiro. Caroebe recebe a visita dos técnicos entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Em Caracaraí, o calendário de queimadas será executado entre os dias 28 a 31 de janeiro. O município de Bonfim deve abrir o segundo mês do ano com as queimadas monitoradas por técnicos e estará autorizado a realizar os procedimentos para produção agrícola a partir do dia 1 até 4 de fevereiro.

No Cantá, a previsão de queimadas, de acordo com o calendário, vai ocorrer entre os dias 5 a 10 de fevereiro. Produtores de Iracema recebem os técnicos entre 11 a 14. A visita em Mucajaí será de 15 a 20. Em Alto Alegre, a previsão é que ocorra de 21 a 24. Amajari de 25 a 28 de fevereiro e Normandia nos dias 1 e 2 de março.

Ao solicitar a autorização, o produtor deve preencher o requerimento da Femarh. Devem ser apresentados, documentos originais, além de cópias da carteira de identidade, CPF, título definitivo ou autorização, certidão ou declaração de posse, emitida por órgão fundiário federal ou estadual.

Os produtores devem apresentar ainda, o mapa ou croqui da propriedade rural, memorial descritivo, coordenada geográfica inicial da propriedade, certidão de uso e ocupação do solo, emitido pela prefeitura. A autorização de queimada referente ao ano anterior e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) precisam ser levados aos técnicos.

Informações: Roraima Em Tempo