Nos últimos anos, Boa Vista, a Capital da Primeira Infância, tem ganhado espaços cada vez mais atrativos para a criançada. A novidade deste ano é a Selvinha Amazônica que já está sendo estendida para outros pontos turísticos. A nova escultura foi instalada na Praça do Mirandinha. O local recebeu uma iguana gigante que mede 9 metros de altura e pesa 13 toneladas.

A ideia é proporcionar um novo conceito de brincar, aproximar as crianças dos animais típicos Amazônia e promover noções de preservação do meio ambiente. Os animais já  instalados em três locais de Boa Vista têm tamanhos gigantes, muitos com características infantis, como se fossem filhotes. O projeto está dentro das diretrizes da política pública da primeira infância, executadas em toda a cidade pela prefeita Teresa Surita.

“É um novo conceito de brinquedos onde você dá condições para as crianças interagirem e criarem brincadeiras novas. Foi provado que nos brinquedos tradicionais, as crianças ficam até um minuto, e num brinquedo como esse, a criança passa mais de uma hora. Isso porque ela interage, resolve os problemas que encontra e nesse processo ela tem um amadurecimento emocional na fase dela, que fica melhor quando ela se tornar adulta. Tudo isso é cientificamente provado” disse.

No Complexo Ayrton Senna é possível encontrar esculturas como tucano, tracajá, jandaia sol, papagaio, iguana, onça-pintada, sucuri, jacaré tinga e tamanduá. No Parque Germano Sampaio foi instalada uma onça-pintada gigante de 13 toneladas e 7 metros de altura. Outras praças receberão animais da Selvinha Amazônica.

Para a servidora pública, Suzana Nascimento, 40 anos, a atual gestão municipal valoriza as pessoas levando atrações para as crianças e as famílias.

“Isso é valorizar a família, para estar junta e agregada. O Mirandinha é uma praça onde a gente pode fazer um piquenique, receber amigos. Então acredito que isto é pensar no bem-estar, não só do adolescente e da criança, mas na família como um todo” contou.

Um novo conceito de brincar e aprender

A Selvinha Amazônica incorpora um conceito de brincar e aprender, com objetivos significativos para o desenvolvimento infantil, como:

  • Incorporar noções de preservação do meio ambiente na formação escolar e familiar
  • Estimular a ocupação de praças e parques;
  •  Oferecer às famílias atrações interativas e com acessibilidade, fortalecendo vínculos;
  • Reforçar o aprendizado sobre elementos da nossa região;
  • Desenvolver atrações turísticas que destaquem a cidade;
  • Dar ênfase ao aspecto social, inclusivo, lúdico e de transformação urbana.

Informações – Prefeitura de Boa Vista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here