
A Polícia Civil de Roraima(PCRR), por meio do Núcleo de Inteligência, desenvolveu um novo sistema para envio em massa de intimações via aplicativo de mensagens, especialmente voltadas para operações de grande vulto.
Assim, a iniciativa visa dar maior celeridade aos procedimentos policiais, melhorar a resposta da população e reduzir custos com deslocamentos de equipes para o cumprimento de diligências.
De acordo com a delegada-gera, Darlinda de Moura Viana, do dia 13 até o dia 15, ocorreu o envio 415 intimações eletrônicas. Além disso, há a previsão de mais disparos nos próximos dias.
“As mensagens vão para testemunhas, vítimas e até suspeitos, com prazos determinados para comparecimento às delegacias. Para esta fase da operação, as pessoas deverão se apresentar até o dia 21 de maio”, explicou.
Segundo Darlinda Viana, o sistema realiza o cruzamento de dados dos boletins de ocorrência registrados com informações fornecidas pelos comunicantes desses documentos.
Ainda de acordo com a delegada da Polícia, o novo modelo de intimação eletrônica está previsto em portaria.
“O documento estabelece normas para o uso da ferramenta, como a necessidade de confirmar que o número telefônico pertence ao intimado, e a obrigatoriedade de documentar todo o processo por meio de certidão”, disse.
Por fim, a portaria ainda destaca experiências exitosas em outras unidades da federação. E abre caminho para que, futuramente, o sistema tenha adaptações para intimações rotineiras, não apenas em operações de grande porte.
Fonte: Da Redação