Um idoso, de 82 anos, espera há mais de dois anos por uma cirurgia de pedras na vesícula. Ele está internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) há um mês e aguarda para que seu caso seja resolvido.
Há duas semanas foi feita uma petição de uma endoscopia, necessária para a retirada das pedras. Contudo, até agora, o exame não foi realizado, o que atrasa ainda mais a cirurgia. “Disseram que iam fazer a operação e não fizeram porque a pressão dele estava alta. Daí então adiaram a cirurgia por causa disso. E como nunca estabilizou, resolveram que não vão mais fazer a cirurgia dele. Foi o que o médico disse hoje. Só estou esperando sair esse resultado desse exame de imagem […] que agora ele vai encaminhar ele de volta para o Coronel Mota e vão encaminhar ele para outro especialista para remarcar de novo”, explicou a neta do paciente, Jucélia Araújo, em entrevista à Rádio 93 FM.
A mulher disse ainda que a mãe dela, filha do idoso que mora na Maloca do Pium, já procurou uma forma de agilizar a situação, mas não obteve retorno. Ela teme que o avô seja mandado para casa, em Alto Alegre, e tenha que voltar logo em seguida.
“A minha mãe foi lá com o pessoal responsável pela área indígena, a mulher disse que não tem nem previsão para fazer esse exame e o médico disse que precisa desse exame. Ele está lá no hospital só correndo o risco de adquirir outras doenças”, disse Jucélia.
Sem conseguir se alimentar direito, o idoso está fraco e não consegue nem caminhar, segundo a neta do paciente. “Ele está ficando, na verdade, pior no hospital do que se estivesse em casa”.
O que diz o Governo
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que está ajustando a retomada da especialidade clínica. Além disso, a pasta ressaltou que o paciente permanece sob os cuidados da equipe médica do Hospital Geral de Roraima.
Fonte: Rádio 93 FM