Idoso espera há mais de dois anos por cirurgia para remover pedras na vesícula no HGR

Idoso espera há mais de dois anos por cirurgia para remover pedras na vesícula no HGR
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Um idoso, de 82 anos, espera há mais de dois anos por uma cirurgia de pedras na vesícula. Ele está internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) há um mês e aguarda para que seu caso seja resolvido.

Há duas semanas foi feita uma petição de uma endoscopia, necessária para a retirada das pedras. Contudo, até agora, o exame não foi realizado, o que atrasa ainda mais a cirurgia. “Disseram que iam fazer a operação e não fizeram porque a pressão dele estava alta. Daí então adiaram a cirurgia por causa disso. E como nunca estabilizou, resolveram que não vão mais fazer a cirurgia dele. Foi o que o médico disse hoje. Só estou esperando sair esse resultado desse exame de imagem […] que agora ele vai encaminhar ele de volta para o Coronel Mota e vão encaminhar ele para outro especialista para remarcar de novo”, explicou a neta do paciente, Jucélia Araújo, em entrevista à Rádio 93 FM.

A mulher disse ainda que a mãe dela, filha do idoso que mora na Maloca do Pium, já procurou uma forma de agilizar a situação, mas não obteve retorno. Ela teme que o avô seja mandado para casa, em Alto Alegre, e tenha que voltar logo em seguida.

“A minha mãe foi lá com o pessoal responsável pela área indígena, a mulher disse que não tem nem previsão para fazer esse exame e o médico disse que precisa desse exame. Ele está lá no hospital só correndo o risco de adquirir outras doenças”, disse Jucélia.

Sem conseguir se alimentar direito, o idoso está fraco e não consegue nem caminhar, segundo a neta do paciente. “Ele está ficando, na verdade, pior no hospital do que se estivesse em casa”.

O que diz o Governo

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que está ajustando a retomada da especialidade clínica. Além disso, a pasta ressaltou que o paciente permanece sob os cuidados da equipe médica do Hospital Geral de Roraima.

Fonte: Rádio 93 FM