Os senadores que integram a CPI da Covid aprovaram nesta terça (18) requerimento de convocação do coronel Élcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde e ex-secretário de Saúde de Roraima. Franco era o braço direito do ex-ministro Eduardo Pazuello.
Também foi aprovado requerimento de convocação do atual secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. O médico já se manifestou em algumas ocasiões em defesa do uso da hidroxicloroquina, medicamento sem comprovação de eficácia no tratamento da Covid.
Foram ao todo quatro requerimentos para chamar Franco, apresentados pelo senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE) e pelos oposicionistas ou independentes Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Otto Alencar (PSD-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE). Cabe ao secretário-executivo conduzir as negociações com fornecedores. Pazuello, que foi chefe de Franco no Ministério da Saúde, vai depor na quarta-feira.
Em relação a Angotti, foram três requerimentos de autoria dos senadores oposicionistas Alessandro Vieira e Humebrto Costa, e um do governista Marcos do Val (Podemos-ES). Os oposicionistas justificaram a chamada dele para falar do colapso no sistema de saúde do Amazonas em janeiro. Já Marcos do Val quer que ele fale sobre a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
Informações: Blog do Perônico