Semana do Meio Ambiente reúne integrantes de projetos sociais para troca de saberes em Boa Vista

Semana do Meio Ambiente reúne integrantes de projetos sociais para troca de saberes em Boa Vista
Foto: Divulgação Semuc

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, mas no programa Dedo Verde, da Prefeitura de Boa Vista, o cuidado com a natureza ocorre o ano todo. Por isso, nessa quarta-feira, 28, iniciou a Semana do Meio Ambiente no Horto Municipal.

O evento abre as portas para integrantes do Conviver e Cabelos de Prata, alunos de escolas indígenas e população em geral com o objetivo de promover troca de experiências até o dia 3 de junho.

Com o tema “A força silenciosa da natureza: Entre folhas e raízes”, o evento é feito pelos 185 integrantes do programa. Os visitantes conferiram uma exposição de plantas medicinais e participaram de um quiz que teve mudas produzidas pelo programa como premiação. Segundo a gerente do Dedo Verde, Elohana Cavalcante, a semana é uma extensão do trabalho feito pelos integrantes o ano inteiro, visando fortalecer a consciência ambiental.

“O Dedo Verde forma guardiões do futuro da natureza. Ensinamos aos jovens a protegerem o meio ambiente. Assim, os integrantes levam o conhecimento ambiental. Então, estamos de portas abertas durante esta semana para receber visitantes e a todos os que amam a natureza e desejam um mundo melhor”, disse.

Trocas de experiência

Isabelle Emanuelly, de 16 anos, recebeu os visitantes para a abertura do evento. Há 2 anos no Dedo Verde, a jovem adora ações como a troca experiências com visitantes e a doação de mudas produzidas. Para ela, a consciência ambiental é única e, no futuro, pretende seguir como educadora ambiental no programa.

“Me tornar uma integrante ajudou a aprofundar o meu interesse por plantas e o meio ambiente como um todo. O conhecimento que adquiri aqui é único. Aprendi coisas que não conhecia na escola. Para o futuro, espero voltar como educadora ambiental e ajudar na formação de outros jovens. Eu adoro o Dedo Verde”, disse.

O evento também é um espaço onde pessoas de todas as idades podem trocar experiências sobre plantas. A integrante do Cabelos de Prata, Ana Maria Luz, de 65 anos, adorou a amostra de plantas medicinais feita pelos jovens do Dedo Verde. Como amante da natureza, ela elogiou e enfatizou a importância do projeto na proteção do meio ambiente.

“A natureza agradece. Esse projeto é muito importante, porque aqui os integrantes saem com consciência. No Dedo verde, mudas e compostos orgânicos são produzidos. Então, isso ajuda cuidar do nosso planeta, algo essencial para a humanidade”, finalizou.

Dedo Verde e meio ambiente

 Com foco na proteção social, o Dedo Verde conta com ações educativas, ambientais, de saúde e atividades recreativas. Atualmente, conta com 185 integrantes, que dispõem de acompanhamento psicossocial e pedagógico para a prevenção de riscos, além de fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e voltados ao protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental.

Fonte: Da Redação