Comunidade Xixuaú, no Baixo Rio Branco, está sem energia elétrica há três meses, denuncia morador

Gerador de luz apresentou falhas no mês de maio e, desde então, moradores estão às escuras - Divulgação
Gerador de luz apresentou falhas no mês de maio e, desde então, moradores estão às escuras – Divulgação

Moradores da comunidade Xixuaú, situada na região do Baixo Rio Branco, no município de Rorainópolis, procuraram o Roraima em Tempo nesta segunda-feira (19) para denunciar a falta de energia na localidade.

O líder da comunidade, Aluizio Barroso do Nascimento, relatou que o problema já perdura há três meses e nada foi feito para restabelecer o fornecimento de energia durante esse período.

“Chegou o motor de luz aqui, mas um mês depois apresentou problema. Não foi no motor, pois ele é novo, foi apenas uma falha no quadro que mede a energia. A empresa nunca mais apareceu. Apenas tirou fotografias. Não nos deram respostas ou previsão. Eles já foram informados sobre essa demanda”, acrescentou.

Nascimento afirma ainda que a concessionária Roraima Energia instalou o gerador neste ano. Ao todo, 68 pessoas moram na comunidade de Xixuaú e precisam do fornecimento de luz.

“Eles vieram no final de Maio e, desde então, estamos totalmente sem energia. São pessoas que moram aqui. Tem escola, posto de saúde e aparelhos que precisam de energia num lugar tão distante. Estamos no escuro há mais de anos. Este ano compraram um novo gerador, mas parou de funcionar e continuamos na mesma situação”, lamentou.

EMPRESA

A Roraima Energia informa que em 4 de março de 2019 foi instalado um grupo gerador novo na comunidade tendo em vista que, após avaliação, constatamos que o grupo anterior não permitia mais condições de recuperação.

Quando recebemos a informação de que novamente havia ocorrido problema, encaminhamos um mecânico, que constatou a queima do painel do grupo gerador novo e teve a informação da própria comunidade, que estavam retirando a bateria indevidamente para utilizar em um trator da comunidade. Estamos buscando a compra dos componentes danificados do painel e apurando os responsáveis pelo dano. A previsão de normalização é até final de agosto/19.

Informações: Roraima em Tempo