Jovem que quebrou clavícula em assalto denuncia demora por cirurgia no HGR

Jovem cai e quebra clavícula após ter bolsa furtada por dupla de bicicleta em Boa Vista — Foto: Reprodução
Jovem cai e quebra clavícula após ter bolsa furtada por dupla de bicicleta em Boa Vista — Foto: Reprodução

A jovem Luana Alice de Oliveira, de 21 anos, que quebrou a clavícula durante um assalto, procurou o G1 nesta terça-feira (27) para denunciar que 24h após dar entrada no Hospital Geral de Roraima ainda não passou por cirurgia ou foi atendida por médicos, mas somente por enfermeiros.

“Não me deram nenhum prazo. Pergunto ao enfermeiro sobre o medico e ele me diz que é com o ortopedista. Estou no Trauma [área do hospital ode ficam pacientes que entram pela emergência] há um dia já”, disse.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a paciente está em período de revisão “para saber se o caso é cirúrgico ou não, pois cirurgia de clavícula pode ser consolidada sem precisar de procedimento cirúrgico.” A Sesau disse ainda que ela foi atendida por um ortopedista do plantão.

Luana afirmou que a única justificativa que servidores da unidade dão a ela sobre a falta de médico é a de que o “ortopedista está cheio”. A jovem fez exame de raio-x, que comprovou a fratura, e está sendo medicada.

A mãe da jovem disse que procurou a Ouvidoria do hospital em busca de uma solução. “Disseram que a direção suspendeu as cirurgias por conta da reforma que está ocorrendo e que só pode liberar o procedimento com a autorização dele.”

Além da lesão na clavícula, Luana também sofreu escoriações nos braços, no ombros e na cabeça. Ela disse que chegou a ser arrastada durante o assalto. Um vídeo mostra a vítima caindo no chão ao ter a bolsa levada à força.

“Eles me dando colocando dipirona, mas desde ontem que estou sem poder mover meu braço”, disse Luana.

O assalto

Luana seguia a pé para o trabalho na tarde dessa segunda (26) quando teve a bolsa levada por dois homens em uma bicicleta no bairro São Vicente, zona Sul de Boa Vista. Câmeras de segurança registraram quando ela cai bruscamente no chão. Ela foi ajudada por um casal que passava na rua.

Os suspeitos fugiram na bicicleta, mas jogaram a bolsa depois de serem seguidos. Ela foi recuperada e devolvida à vítima por um homem que passou de carro logo em seguida ao assalto.

Informações: G1 Roraima