Governo Federal financia 80% das cirurgias eletivas na fila de espera do SUS em Roraima

Governo Federal financia 80% das cirurgias eletivas na fila de espera do SUS em Roraima
Cirurgia – Foto: Divulgação

Até o momento, 17 Estados e o Distrito Federal já receberam recursos do Ministério da Saúde para reduzir a fila de espera por cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS). Para Roraima, o repasse foi de R$ 661.963,46.

O Programa Nacional de Redução de Filas, lançado em fevereiro deste ano, prevê um investimento total de R$ 600 milhões em 2023. Um terço deste total será destinado para cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são consideradas de urgência e podem ser agendadas pelo médico.

Além disso, o programa prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento nos hospitais. Veja os procedimentos mais listados pelas unidades federativas:

  • Cirurgia de Catarata;
  • Retirada da vesícula biliar;
  • Cirurgia de hérnia;
  • Remoção das hemorroidas;
  • Retirada do útero.

Além de Roraima, outros 18 Estados aderiram ao programa. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, bem como Santa Catarina e Tocantins.

Dessa forma, o Ministério da Saúde aguarda análise e elaboração do plano dos demais Estados para a distribuição dos recursos. As filas de espera para cirurgias eletivas do SUS, entre os estados que já aderiram ao programa, chega a 679 mil procedimentos.

Confira a lista das filas e cirurgias nos 19 Estados:

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Fonte: Da Redação