Jucá cobra do Governo do Estado a conclusão do anexo do HGR como preparação para o Coronavírus

Responsável por garantir os recursos para a construção do Anexo do Hospital Geral de Roraima (HGR), o ex-senador Romero Jucá (presidente estadual do MDB) cobrou do governador Antonio Denarium a conclusão imediata da obra para abrigar eventuais pacientes contaminados com o Coronavírus.

Jucá disse que nem a Guiana e nem a Venezuela têm condições de conter a doença, o que ameaça a saúde da população roraimense. Ele destacou que o Estado tem características muito peculiares como fronteiras abertas e grupos de alto risco para o Covid-19. Nisso estão incluídos, os indígenas e migrantes venezuelanos.

“O Coronavírus vai chegar em Roraima e nosso estado não estará preparado para enfrentar esse problema. Em janeiro eu alertei sobre isso. Mas o Governo Estadual perdeu tempo, demorou muito para pedir auxílio ao Ministério da Saúde. É urgente que o Anexo do HGR esteja equipado e que o Hospital das Clínicas também esteja pronto para receber eventuais pacientes infectados”, alertou.

A preocupação de Jucá é motivada pela rápida proliferação do vírus. Apesar de não ser altamente letal, o contágio é muito fácil especialmente, onde não há condições ideais de higiene ou existam grupos em situação de vulnerabilidade.

“Roraima tem um aglomerado de pessoas em abrigos, muitos deles ainda estão debilitados. Além disso, o Governo do Estado não está atento para verdadeiras bombas-relógios que são os prédios públicos ocupados de maneira indevida. São pessoas sem as mínimas condições de higiene e aglomeradas. Portanto, a gente reza para que não aconteça, mas neste cenário a tendência é que o Corona chegue muito forte em Roraima”, disse.

Ex-senador foi responsável por garantir os recursos para a construção do anexo do HGR (foto: Assessoria)

Jucá pediu mais uma vez, empenho da atual bancada federal para contribuir com a tramitação e aprovação do projeto de lei 124/2018, de sua autoria que trata de modificações do Estatuto do Migrante. Pelo texto, os próprios Estados teriam autonomia para definir a quantidade de pessoas que conseguem receber de acordo com sua estrutura de serviços públicos.

“Elaborei esse projeto depois de estudar iniciativas adotadas em outros lugares do mundo para enfrentar crises migratórias. Esse projeto de lei é uma solução que promove o controle legal da entrada de migrantes e por isso, é muito importante que os parlamentares do nosso Estado ajudem a votar esta proposta”, afirmou.

Informações: Blog do Perônico