Venezuela suspende voos vindos da Europa e Colômbia

Nicolás Maduro: “Vamos defender nossa pátria dos imperialistas, oligarcas e traidores” (Foto by Federico Parra / AFP)

O governo da Venezuela anunciou a suspensão por um mês todos os voos provenientes da Europa e da Colômbia. A Colômbia tem, até o momento, 9 casos confirmados da doença. Além disso, foram suspensas concentrações públicas, eventos e espetáculos com grande concentração de pessoas, e fechados museus e outros lugares fechados de ampla visitação pública.

Ontem, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, já havia declarado estado de emergência permanente no sistema de saúde do país, apesar de ainda não ter registrado nenhum caso de coronavírus. “[A medida é] para prevenção, para proteção e para preparar o sistema de saúde para atender os casos que em algum momento sejam detectados em qualquer lugar do país”, explicou Maduro em mensagem no Twitter nessa quinta-feira (12).

“Aqui na Venezuela tomamos todas as medidas preventivas para detectar a chegada do vírus. Mas, sendo uma pandemia que atacou os países mais desenvolvidos do mundo, devemos ser objetivos e manter os pés no chão e saber que a qualquer momento o coronavírus poderá entrar em nosso país”, afirmou Maduro na mensagem.

“Este seria o momento para exigir ao presidente Donald Trump que levante as sanções criminais contra a Venezuela para que a Venezuela possa sair ao mercado a comprar tudo o que necessita a nível médico, para enfrentar essa situação”, disse Maduro. O presidente acrescentou que os testes de diagnóstico custam três vezes mais caro para a Venezuela, mas reiterou que o país tem testes suficientes para uma primeira etapa.

Informações: Agência Brasil – Foto: Federico Parra / AFP