Os estudantes da Escola Municipal Cunhatã Curumim tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira, 12. Por meio da parceria da Prefeitura de Boa Vista com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as crianças conheceram de perto o trabalho dos agentes na sede da instituição. A atividade faz parte do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).

Ao percorrer o prédio, os pequenos conheceram os setores da superintendência, como a Central de Atendimento. E o que mais chamou a atenção deles foram as motocicletas que são utilizadas nas ações policiais. Os estudantes aproveitaram para tirar dúvida e manusear os veículos.

Ainda durante a visita, os agentes repassaram informações importantes sobre o cuidado no trânsito. As crianças aprenderam como podem contribuir para um trânsito seguro na cidade, por exemplo, orientar os pais quando estiverem trefegando pelas vias.

Com olhar curioso, a estudante Julia da Silva, prestou bastante atenção. Ela disse que vai repassar tudo que foi dito para os pais. “Gostei muita da visita e aprendi muito junto com os meus amigos. Quando chegar em casa vou dizer tudo para os meus pais, principalmente com relação a importância de respeitar o semáforo e os policiais”, comentou.

“Nossas crianças são os futuros condutores, por isso desde 2018 estamos trabalhando sobre o trânsito dentro da escola e essa parceria com a PRF só fortaleceu ainda mais essa orientação. Hoje percebemos, durante a visita, o quanto é importante falar sobre o tema na sala de aula”, frisou a gestora da escola, Rosangela dos Prazeres.

O policial rodoviário Joacly Maciel é o coordenador do projeto em Boa Vista. Ele falou da importância de levar o Festival Estudantil Temático de Trânsito para as escolas municipais.

“Desde ano passado temos essa parceria com a prefeitura, atendendo agora um número maior de alunos. Hoje eles estão tendo a oportunidade de entender como funciona o trabalho da polícia de perto, agora daremos continuidade com as atividades que envolvem palestras e blitz educativa nas escolas”, disse Maciel.

A escola municipal Vovó Clara, localizada no bairro Cauamé, já é parceira do festival. Em 2019 a escola criou a ‘Calçada Educativa’, com cenário que simula o trânsito de Boa Vista, com uma miniavenida, ciclovia, faixa de pedestres e sinalização. Paisagens urbanas da capital pintadas no muro completam o passeio. Enquanto fazem o percurso pela calçada educativa, os alunos também recebem orientações sobre regras e comportamento no trânsito.