Pagamento de processos suspeitos de irregularidades é suspenso

O Governo de Roraima apresentou nessa quarta-feira (13), por meio de ofício ao Ministério Público de Contas, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Superintendência Regional da Polícia Federal, as medidas adotadas após constatação de irregularidades na Sesau (Secretaria de Saúde).

No documento consta a ordem cronológica de todos os acontecimentos e medidas determinadas pelo governador Antonio Denarium, diante das irregularidades processuais dentro da secretaria.

O documento também apresenta as várias iniciativas tomadas junto aos órgãos de controle e fiscalizações externas, e aponta ainda ações administrativas para garantir mais transparência nos atos da secretaria.

Entre as ações apresentadas no ofício está a medida tomada em relação à contratação de empresa para produção cartilhas orientativas sobre a Covid-19 pela Sesau, onde o material solicitado pela secretaria “estava com cotação acima do valor de mercado”.

Segundo o governador Antonio Denarium foi diante desse fato, ocorrido no dia 9 de abril, que se levantou a suspeita de que poderia haver mais irregularidades na Sesau.

“Chegou ao meu conhecimento que a Secretaria de Saúde estava mandando produzir cartilhas orientativas sobre a Covid-19, e que a cotação estava acima do valor de mercado. Imediatamente mandei suspender a produção dessas cartilhas e determinei a suspensão de todo e quaisquer procedimentos de instrução processual que tivesse como objetivo o pagamento à empresa”, informou.

Ainda no documento, o Governo de Roraima manifesta aos órgãos de controle e de fiscalização o “total interesse em esclarecer os fatos”, tanto que após a compra de respiradores, no valor R$ 6.464.730,00, ainda na gestão do ex-secretário, Francisco Monteiro, o governador determinou a exoneração do mesmo e pediu imediatamente o bloqueio e suspensão do pagamento para empresa, além de solicitar a devolução dos recursos e informou à população sobre a decisão por meio de coletiva imprensa.

Informações: Folha de Boa Vista – Foto: Ascom/SesauRR