Estagiários da Sesau-RR estão há dois meses sem receber salários

Estagiários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não são pagos desde março. Uma das denunciantes, que cumpre estágio na pasta há 11 meses, disse que este já é o terceiro atraso de salário durante esse período trabalhando para a secretaria. O último ocorreu com os pagamentos de janeiro e fevereiro.

“É complicado estarmos nessa situação principalmente por causa do nosso transporte para o trabalho. Para nós, foi repassado que só faltava a assinatura do secretário para recebermos. Porém, o Instituto Euvaldo Lodi [IEL], responsável pelo meu cadastro como estagiária, disse que a Sesau só enviou as frequências, sem o valor da bolsa”, afirmou.

Conforme outra estagiária, que está há seis meses em uma unidade de saúde, a falta de retornos da secretaria sobre a situação dos pagamentos fez com que os bolsistas utilizassem as redes sociais da Pasta para pedir providências.

“Quando ainda não tínhamos sinal do salário de janeiro, decidimos pressionar a Sesau pelo Instagram e Twitter. Se não me falha a memória, tivemos uma única resposta pelo twitter. Agora, com o novo atraso, voltamos a fazer a mesma pressão, mas não deu em nada”, explicou.

A situação afeta até mesmo quem acabou de chegar na Sesau. Estagiária há dois meses, outra denunciante afirma que não recebeu sequer o primeiro salário.

“No momento da contratação fui informada de que problemas poderiam ocorrer. No entanto, nós sempre esperávamos que se o atraso viesse a ocorrer, não fosse por culpa da secretaria, e sim algo que fugisse do controle deles”, comentou a estudante.

Ela também reforçou que foi justificado que o atraso está ocorrendo, devido o então secretário Francisco Monteiro não ter autorizado o pagamento antes da exoneração, e que a nova gestão estaria em processo de adaptação.

“Acontece que a desculpa da troca é algo problemático, já que bem antes disso o salário já deveria ter sido autorizado para pagamento. O novo secretário deveria ter como uma de suas prioridades colocar pagamentos atrasados em dia”, frisou a estagiária.

A reportagem entrou em contato com a Sesau, para saber se há previsão para o pagamento dos bolsistas, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Informações: Roraima em Tempo – foto: Sesau/RR