Prédios abandonados do Governo perdem seu valor imobiliário em até 70%, afirma sindicato

Os lugares que antigamente eram palcos de grandes eventos e atraiam a atenção da população, com a realização de jogos esportivos, feiras de empreendedorismo, ou serviam como residência temporária para os desembargadores e conselheiros, hoje estão entregues ao tempo, sem uso e sem previsão para uma possível reforma e reativação.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Estado de Roraima (Secovi), Ricardo Mattos, os espaços como o Ginásio Poliesportivo Vicente Ítalo Feola, mais conhecido como Totozão, o palácio Latife Salomão e o conjunto dos desembargadores, perderam o valor imobiliário devido à falta de utilização e manutenção nesses locais.

“Se um imóvel antes era estimado em 10 milhões, mas com a falta de uso, de manutenção e com as degradações estruturais, elétricas e sanitárias, ele perde a cada ano entre 10% a 20% do seu valor, e no fim acaba custando apenas 30% do seu valor inicial”, explicou Mattos.

Além disso, ele afirma ainda que caso esses locais não sejam reformados periodicamente, o valor investido em uma reforma geral será muito mais caro e, muitas vezes, alguns pontos não poderão ser restaurados. “Podemos ter uma perda completa desses ambientes que estão sem uso e sem reforma”.

Esportistas relembram os tempos áureos do Totozão

Vista interna do Totozão, completamente abandonado

O ginásio poliesportivo Vicente Ítalo Feola, conhecido como Totozão, marcou a memória de muitos esportistas, jovens e estudantes que utilizaram o espaço que já foi usado para festivais de música, shows, campeonatos de futsal, vôlei e jogos oficiais de diversas modalidades.

O profissional de educação física Gledson Souza contou que iniciou sua paixão pelo esporte no espaço quando ainda estudante participou dos jogos escolares.

“Falar do Totozão que está abandonado há vários anos é muito triste, são muitas lembranças boas de jogos de futsal, Jogos Escolares, Copa Tv Roraima de quando o espaço era aberto aos estudantes” relembrou.

O professor de educação física conta que o espaço era uma estrutura organizada que oferecia escolinha de esportes para a comunidade. “Em seus últimos anos, também serviu para lutas de MMA. Ver o abandono de um espaço tão bonito e bem desenhado, por conta de má gestão é desestimulante. Se fosse revitalizado, ele daria continuidade aos campeonatos que ainda são realizados, e serviria hoje, para a comunidade como espaço de lazer e qualidade de vida” explicou.

OUTRO LADO – O Governo do Estado informou que o prédio do Palácio Latife Salomão está cedido para o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima). Já o Conjunto dos Magistrados, das 10 casas existentes no terreno, 07 estão cedidas para o TJRR e as outras 03 para o Tribunal de Contas. 

Quanto ao Ginásio Poliespotivo Vicente Ítalo Feola (Totozão), a Secretaria de Infraestrutura informou que está em fase de elaboração um projeto para a reforma geral que vai contemplar além do ginásio, a urbanização externa do local. Atualmente o espaço está sendo utilizado para o armazenamento de materiais adquiridos pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Informações e fotos: Folha de Boa Vista