Comunidade do Baixo Rio Branco não recebe assistência médica há quatro meses

Moradores alegam que a última visita de uma equipe de saúde ocorreu em outubro de 2020

Moradores da comunidade ribeirinha Terra Preta, no Baixo Rio Branco, região de Caracaraí, denunciaram nesta terça-feira (9), que estão sem assistência médica em meio à pandemia do coronavírus há quase meses.

Eles alegam que a última visita de uma equipe de saúde ocorreu em outubro de 2020. Diversas pessoas apresentam sintomas da Covid-19, mas a vila não tem profissionais, medicamentos, nem espaço para receber os pacientes. É que o posto que deveria atender a população está desativado há 10 anos.

“Virou moradia de morcegos”, resumiu uma moradora. “Estamos sem agente de saúde, porque a que nos atende está de licença maternidade. Não temos ninguém. Estamos há meses sem nenhum medicamento”, complementou a jovem.

Com a falta de estrutura, a agente de saúde usava a própria residência para armazenar os remédios, e a escola era usada como “consultório”. A distribuição para quem precisava era feita de porta em porta. Sem qualquer auxílio da Prefeitura de Caracaraí, os moradores recorrem à medicina tradicional para se curar.

“Em toda casa tem alguém com todos os sintomas de Covid-19. Idosos e crianças. O remédio que nós usamos é caseiro, porque não temos assistência médica”, justificou outro morador, ao acrescentar que algumas pessoas buscam atendimento em Santa Maria do Boiaçú, vila pertencente ao município de Rorainópolis.

Até o mês de setembro, eram 194 casos confirmados de Covid-19 na região ribeirinha, sendo 43 em Terra Preta. Em todo o município, conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), são 1.521 diagnósticos e 23 mortes pela doença.

“Fomos abandonados pelo governo, pelo município. A maioria das pessoas está doente e não tem nada aqui. Durante a campanha eleitoral eles fazem várias promessas, mas depois nos esquecem”, criticou o denunciante.

Por causa disso, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) abriu um inquérito para apurar as irregularidades no Baixo Rio Branco. As denúncias são relacionadas à Saúde, Educação, Saneamento Básico e fornecimento de energia elétrica.

Informações: Roraima em Tempo