Ano Letivo 2019: Prefeitura inicia período de matrículas nas escolas de Boa Vista pelo Call Center

Após o período de transferências de alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Boa Vista deu início ao período de solicitação de novas matrículas. Pais e responsáveis por crianças em idade escolar para a pré-escola e Ensino Fundamental I, podem solicitar através do Call Center (0800-280-3536) até o próximo dia 20 de janeiro, sem precisar sair de casa.

O sistema estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. A secretária municipal de Educação e Cultura, Keila Thomé, pede a compreensão de pais que estão ligando neste primeiro dia de atendimento. Ela explicou que devido ao grande volume de ligações simultâneas, em alguns momentos, gera congestionamento nas linhas, principalmente nos primeiros dias.

“A central está operando normalmente, porém, em determinados momentos as linhas ficam ocupadas, gerando congestionamento em virtude da demanda que é alta. Salientamos também que, neste momento estamos com 25 atendentes em dois turnos de atendimentos para agilizar esse processo”, ressaltou.

Desde 2014, em Boa Vista os pedidos de matrículas são feitos exclusivamente por meio do Call Center (0800-280-3536), evitando que pais durmam na frente das escolas para garantir as vagas. Este sistema, criado na gestão da prefeita Teresa Surita, desburocratizou o acesso à educação municipal e facilitou a vida da população.

Com o fim do Ano letivo 2018, foi possível estimar que 5 mil novas vagas estão disponíveis para as turmas da pré-escola (1º e 2º período) e Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano).

Começou também nesta segunda-feira, 2, o período de matrículas para as turmas de 1ª a 4ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este prazo segue até o dia 31 deste mês, referente ao primeiro semestre do ano, para o segundo semestre é somente na primeira quinzena de julho. A solicitação deve ser feita em qualquer uma das sete unidades que dispõe desta modalidade de ensino.

São elas: Francisco Cássio de Moraes, bairro União; Profª Glemíria Gonzaga Andrade, no Cidade Satélite; Ioládio Batista da Silva, no São Bento; Nova Canaã; Profª Maria Gertrudes Mota de Lima, no Santa Luzia; Francisco de Souza Bríglia, no Pricumã; Raimundo Eloy Gomes, Senador Hélio Campos.

Conforme o Calendário Escolar 2019, para o Ensino Regular o ano letivo 2019 divide-se em quatro bimestres, totalizando 207 dias letivos. O início das aulas está programado para o dia 30 de janeiro de 2019 e término para o dia 13 de dezembro de 2019, destinados à Educação Infantil, Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos.

Todos os prazos foram estabelecidos no Edital de Matrículas 2019, publicado em Diário Oficial do dia 23 de outubro de 2018.