Atos contra bloqueio de verba da educação tem início em Roraima

Servidores e estudantes de universidades e institutos federais espalhados pelo país já iniciaram as mobilizações da greve geral da educação brasileira. O ato é uma resposta ao contingenciamento dos investimentos nas unidades de ensino federal, anunciado no início do mês pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em Roraima, as ações foram iniciadas logo cedo, às 6h, com um café da manhã dos estudantes que estavam mobilizados desde ontem, 14, no Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Às 7h foi o horário em que estudantes, técnicos e professores decidiram fechar portões das unidades que aderiram à greve de forma espontânea.

Para às 8h está prevista a realização de pequenos atos com rodas de conversas sobre os impactos gerados pelo bloqueio de 30% no orçados das unidades de ensino. Essas atividades estão sendo encabeçadas pela Seção Sindical dos Docentes da UFRR (SESDUF-RR) e por movimentos estudantis do Estado.

Às 12h haverá pausa para o almoço, sendo as atividades retomadas somente a partir das 14h, com a preparação dos manifestantes para o grande ato na Praça do Centro Cívico. A concentração será na entrada do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).

Às 15h deve ser iniciado a manifestação no Centro Cívico e a estimativa dos idealizadores é que as atividades por lá só se encerrem às 20h. Serão realizadas nesse período aulões, exposições a apresentações culturais.

Informações – Folha de Boa Vista – Foto Minervaldo Lopes