RR tem aumento de casos de malária e 30% são importados da Venezuela, aponta Saúde

Roraima registrou mais de 7 mil casos da doença nos primeiros seis meses deste ano; número se aproxima do total notificado em — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Roraima registrou mais de 7 mil casos da doença nos primeiros seis meses deste ano; número se aproxima do total notificado em — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Roraima teve um aumento do número de casos de malária registrados no primeiro semestre deste ano e já se aproxima do total notificado em todo o ano passado, aponta um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) obtido pelo G1 nesta terça-feira (2).

De acordo com a Sesau, foram notificados 7.339 casos da doença entre janeiro e junho deste ano. Desses, 2.465 são importadas do país vizinho e 4.874 são autóctones. Em 2018 foram 10.228 casos registrados entre janeiro e dezembro.

Na capital Boa Vista, o número de casos importados cresceu 32%, passando de 1.581 em 2018, para 2.091 na primeira metade de 2019. Além da capital, houve um aumento expressivo nos municípios de São João da Baliza (737%), São Luiz (473%), Caroebe (185%) Mucajaí (107%) e Iracema (78%).

Apesar do número significativo, houve uma redução da malária importada em 2019 em relação a todo o ano de 2018. Com isso, as notificações importadas caíram de 3.364 para 2.467.

De acordo com a Sesau, o crescimento nessas regiões ocorre devido ao aumento da transmissão da doença em garimpos ilegais nas terras indígenas Yanomami. Já o registro da malária na capital se deve principalmente a notificação de brasileiros que trabalham em garimpos na Venezuela.

“Uma grande maioria são brasileiros que contraíram a malária em garimpos venezuelanos e notificaram e trataram a doença no Brasil”, informou a secretaria.

Por outro lado, os casos de malária importadas da Venezuela diminuíram 99,6%, em Pacaraima, cidade ao Norte de Roraima que faz fronteira com o país vizinho. Outro município que apresentou redução foi o Uiramutã, que caiu de 9 casos para 1.

O levantamento revelou ainda que a doença atingiu mais de 70% dos homens em quatro dos quinze municípios do estado, sendo os jovens com idades entre 20 e 29 anos o mais afetados.

Informações: G1 Roraima