Pacientes que fazem uso de insulina já podem se cadastrar nas unidades de Saúde de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista está fazendo desde segunda-feira (29), o processo de atualização de dados e novos cadastros dos pacientes diabéticos que fazem uso da insulina. Além do recadastro estão sendo distribuídas as fitas glicêmicas. Todo esse processo acontece na Superintendência de Atenção Farmacêutica (SAF), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A ação faz parte do programa de automonitoramento glicêmico da prefeitura e é importante que os pacientes levem a documentação exigida, entre elas o formulário de solicitação de insumos para diabéticos, totalmente preenchido pelo médico da atenção básica responsável pelo acompanhamento do usuário portador de diabetes melitus, com data inferior a seis meses à data de solicitação e outros documentos.

“Nós estabelecemos os atendimentos por unidades de cada bairro, pois facilita muito o serviço, fica mais organizado tanto para os pacientes como para os profissionais, além de atualizar as informações estamos entregando as fitas e os aparelhos que tiveram modificação de marca. O atendimento é tranquilo e rápido e está fluindo normalmente”, explica Daniel Almeida, farmacêutico.

A dona de casa Onebia Barbosa da Silva, 52, mora no Canaã e é paciente da unidade básica de saúde Cambará e foi fazer a sua atualização de dados nesta quarta-feira. Ela faz uso dos medicamentos há quatro anos. “É muito bom poder receber tanto a medicação como o aparelho e as fitas, porque muitas pessoas não tem como adquirir ou comprar. Sempre antes de acabar os meus eu vou no posto pegar e sempre está lá disponível, faço acompanhamento com médico, tudo certinho”.

Até então, a prefeitura atendia no programa mais de 1.600 pacientes insulinodependentes, com a distribuição de insumos como a fita, aparelho glicêmico, além de insulinas humanas NPH e Regular.

O programa prevê a participação do paciente e de seus familiares em ações de educação e saúde voltadas para diabéticos na rede pública municipal de saúde. As ações de educação em diabetes têm como objetivo o desenvolvimento da autonomia para o autocuidado.

Os atendimentos seguem até a próxima quarta-feira, dia 7 de agosto. Confira o cronograma. Após esse primeiro atendimento os insumos e medicamentos serão disponibilizados normalmente na unidade do bairro em que o paciente é atendido.

 

Cronograma de atendimentos:

 

CRONOGRAMA PARA RECADASTRO DOS INSULINO DEPENDENTES

HORÁRIO: 8H ÀS 12H E DAS 14H ÀS 18H

 

31/07/19 A 02/08/2019

UBS DR. DIMITRI GRANDEZ – ALVORADA

UBS SILVIO LEITE

UBS EQUATORIAL

UBS JORGE ANDRE GURJAO – CIDADÃO

UBS TANCREDO NEVES

 

31/07/19 A 02/08/2019

UBS CAMBARÁ

UBS ASA BRANCA

UBS OLENKA MACELLARO – CAIMBÉ

UBS ARMINDA – JOQUEI CLUBE

 

31/07/19 A 02/08/2019

UBS 13 DE SETEMBRO

UBS BURITIS

UBS CINTURÃO VERDE

UBS LIBERDADE

UBS PRICUMÃ

UBS PASTOR LUCIANO – CENTENARIO

 

5 A 7/08/2019

UBS SANTA LUZIA

UBS LUPERCIO FERREIRA – PINTOLANDIA

UBS SAYONARA DANTAS  – SENADOR H. CAMPOS

UBS SENADOR HÉLIO CAMPOS – SHC

 

5 A 7/08/2019

UBS DELIO TUPINAMBÁ – NOVA CIDADE

UBS RAIAR DO SOL

UBS RUBELDIMAR – SÃO BENTO