Remume – Novo carregamento garante 94% dos medicamentos essenciais às unidades de saúde de Boa Vista

Mais um carregamento de medicamentos chegou a Boa Vista para abastecer as 34 farmácias das unidades básicas de saúde do município, que agora contam com 94% dos remédios padronizados da Relação Municipal de Medicamentos (Remume). Com o fornecimento, a prefeitura garante um estoque suficiente para atender a população até maio de 2020.

Desde a semana passada que os medicamentos estão chegando, tanto por via terrestre, como aérea. Um total de 16 toneladas de remédios já estão na Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF). A prefeita Teresa Surita destacou que a prefeitura de Boa Vista continua avançando na área da saúde, principalmente no que se refere ao acesso aos medicamentos na rede básica.

“A situação que nossa capital vive hoje é um desafio grande, bem maior do que qualquer prefeito de Boa Vista e de outra capital já tenha enfrentado, mas com transparência e a eficiência temos conseguido manter tudo em ordem. São medicamentos usados no dia a dia da população, principalmente neste período de inverno”, destacou Teresa.

Entre os principais medicamentos oferecidos gratuitamente nas unidades estão antidepressivos, antivirais, analgésicos, sedativos, anticoncepcionais, antifúngico, vitamina, corticoide, micronutrientes, além de remédios cardiovasculares e para diabetes.

O abastecimento é feito semanalmente nas unidade da rede municipal de saúde e são dispensados gratuitamente. Para retirar os medicamentos nas farmácias ou na SAF, é obrigatória a apresentação da prescrição médica (receita) original, a segunda via ou cópia, a apresentação do cartão do SUS e documento de identificação.

Hoje a superintendência funciona em um novo prédio na Avenida Capitão Júlio Bezerra, mais amplo, confortável e seguro para o acondicionamento dos itens. A portaria nº 123/2018, publicada no Diário Oficial do dia 8 de março do ano passado, aprova a relação de medicamentos essenciais e de responsabilidade do município, que trabalha intensamente para que nenhuma unidade de saúde esteja desabastecida com os remédios.

Alguns dos medicamentos oferecidos gratuitamente nas unidades:

Cefalexina 500g

Cinarizina 25g

Ciprofloxacino, Ciridrato 500mg

Cloreto de sódio 0,9%

Amoxicilina 250 mg

Azitromicina 900 mg

Dipirona sódica 500mg

Fluoxetina, Cloridato 20mg

Mebendazol 100mg

Metformina 500mg

Netronidazol 400mg

Simeticona 75mg

Hidróxido de magnésio 200mg

Metildopa 250mg

Nistatina 25.000 UI/g

Óleo mineral puro frasco 100mg

Permanganato de potássio 100mg

Sulfametoxazol 400mg

Ácido Valproico 250/5ml

Benzilpenicilina Benzatina