Justiça Eleitoral define nova relatora em processo de cassação da chapa do governador de RR

Antonio Denarium (PSL) foi eleito governador no segundo turno das Eleições, após vencer José de Anchieta (PSDB) — Foto: Valéria Oliveira/G1 RR
Antonio Denarium (PSL) foi eleito governador no segundo turno das Eleições, após vencer José de Anchieta (PSDB) — Foto: Valéria Oliveira/G1 RR

A desembargadora Elaine Bianchi foi convocada pelo Tribunal Regional de Roraima (TRE-RR) para assumir o processo que pede a cassação da chapa do governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL). A intimação foi publicada no Diário Oficial da quinta-feira (10), que foi divulgado antecipadamente nesta quarta-feira (9).

O pedido ocorre porque o antigo relator do caso, Leonardo Cupello, se declarou suspeito para julgar o caso na segunda-feira (7). O desembargador alegou suspeição sobre foro íntimo.

Um despacho da defesa de Denarium registrado no TRE no último dia 25 pediu o afastamento de Cupello baseado em uma declaração de suspeição apresentada pelo desembargador para conduzir ações que envolviam o governo de Roraima ainda no ano passado.

Na gestão da ex-governadora Suely Campos (PP) Cupello apresentou uma declaração afirmando que não poderia julgar casos envolvendo governadores porque sua esposa aluga uma imóvel para o Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima (Iteraima).

O governador de Roraima e seu vice, Frutuoso Lins, são acusados de compra de votos pela chapa concorrente, liderada na época por José de Anchieta (PSDB) e Abel Galinha (DEM), que disputou as Eleições de 2018 e perdeu no segundo turno. Procurada, a defesa do governador negou as acusações de compra de votos.

Informações: G1 Roraima