Governo de Roraima abandona prédios públicos ocupados por imigrantes

Sem uma ação efetiva quanto a crise migratória em Roraima, o Governo do Estado simplesmente ignora os milhares de venezuelanos refugiados que invadiram prédios públicos e os utilizam como residência, mesmo em situações onde a estrutura é precária e o prédio condenado por órgãos como Defesa Civil.

Hoje, locais como ginásio Totozão, a Casa da Cultura e os prédios das secretarias de Educação (Seed) e Administração (Segad) servem de abrigo aos imigrantes. Enquanto isso, o Governo do Estado gasta milhões com aluguel e sequer determina a reforma dos prédios em total abandono.

No prédio da Segad, que foi chamado de abrigo “Criança Feliz”, cerca de 600 pessoas, sendo 192 crianças, vivem em quartos improvisados e escuros, pois não há energia elétrica. A limpeza é feita por meio de escalas onde todos se revezam para tornar o lugar o mais adequado possível. Porém, segundo alguns dos moradores, se houvesse um local mais adequado e seguro para todos, eles iriam.

“Nós estamos aqui não porque queremos, mas porque não temos outro lugar para ir. Infelizmente, não há mais abrigos e poucos de nós conseguem ir para outros estados. O jeito é ficar e arrumar tudo, deixando limpo, organizado, para que seja algo digno para todos viverem”, afirmou Edgardy Perez, um dos líderes do abrigo Criança Feliz.

No prédio da Secretaria Estadual de Educação, centro de Boa Vista, a situação ainda é mais precária. São mais de 300 pessoas, divididas em duas “favelas”. Uma delas possui uma diretoria e diretrizes organizacionais. Cerca de 170 pessoas moram em alojamentos totalmente precários, sujos e tomados por baratas. “Nós fazemos o possível para melhorar”, diz Anabell Diaz, uma das líderes do abrigo.

 

Além disso, das 73 crianças no local, nove delas estão com catapora e caxumba. A maior necessidade ali, segundo Anabell, é de comida e medicamentos. “Nem exército, nem governo estadual vêm aqui nos ajudar. Precisamos de médicos e remédios, principalmente para as crianças”, diz a imigrante.

Relembre: O governador Antônio Denarium pegou carona na campanha ao lado do presidente Jair Bolsonaro, com o discurso de que Roraima seria a menina dos olhos, que a situação da imigração seria resolvida, mas, até o momento, o chefe do Executivo Estadual pouco conseguiu atrair de ação efetiva para resolver de uma vez por todas a situação em Roraima.

“Enquanto os prédios públicos, de patrimônio de todos os brasileiros, estão sendo ocupados e invadidos por milhares de venezuelanos que não têm um local para ficar, o governo gasta nossos recursos para pagar aluguéis caríssimos, podendo utilizar esse dinheiro para reformar o que já é do Estado”, afirmou um servidor público do Estado que preferiu não se identificar.