Ao tornar a Primeira Infância uma prioridade em Boa Vista e fazer diversos investimentos voltados às crianças na cidade, a prefeita Teresa Surita chama a atenção do mundo e desperta o interesse de várias instituições e profissionais para o trabalho feito nessa área. Nesta segunda-feira, 11, especialistas chineses estiveram na capital para conhecer as ações da Prefeitura de Boa Vista com foco no desenvolvimento infantil.
A comitiva, formada pela diretora técnica do Centro de Desenvolvimento Infantil da Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China, Mary Young, e mais seis especialistas em primeira infância, percorreu diversos pontos da capital. Young foi uma das palestrantes do I Fórum da Primeira Infância, que ocorreu em junho deste ano em Boa Vista, e agora retornou para conhecer detalhes do trabalho feito na cidade.
No bairro Nova Cidade, os visitantes conheceram a Unidade Básica de Saúde Délio Tupinambá, onde as grávidas da região fazem o acompanhamento pré-natal. Em seguida, estiveram na Praça da Primeira Infância, voltada 100% ao público infantil, com brinquedos exclusivos para crianças de até três anos e outros adequados para a faixa etária até seis.
As Casas Mãe e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Nova Cidade também receberam os profissionais. As crianças atendidas no programa Família que Acolhe – base da política de primeira infância em Boa Vista – têm vaga garantida nas creches do município. Já o Cras é o local onde é feita a identificação de famílias em vulnerabilidade social, a porta de entrada para os programas sociais do município.
A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, destaca que cuidar da primeira infância é um dos maiores legados a gestão. “O que estamos fazendo em Boa Vista é uma política pública integrada, um trabalho moderno que atrai a atenção de pessoas de muitos países.
A troca de experiência que tivemos hoje com a especialista em Desenvolvimento da Primeira Infância, Mary Yang, e os demais integrantes da comitiva chinesa, foi muito rica. Eles vieram conhecer o trabalho realizado aqui e é muito gratificante ter esse reconhecimento mundial do nosso trabalho”, ressaltou a prefeita.
A especialista Mary Yang afirmou que esse trabalho integrado é um exemplo único. “O trabalho que a prefeita Teresa Surita está fazendo aqui em Boa Vista é impressionante, porque é uma Intersetorialidade, a coordenação trazendo todos os setores ao redor da Primeira Infância. Sem dúvidas, é um exemplo único. Em outros lugares não tem esse olhar. Então, esse é um avanço muito significante não só no Brasil, mas para outros lugares também. Essa convergência de todos os setores ao redor, dando esse olhar à criança faz com Boa Vista mereça ser a Capital da Primeira Infância. Eu me sinto uma grande admiradora da liderança da prefeita Teresa Surita, porque é realmente exemplar”, disse Mary Young.
A comitiva ainda percorreu o Caminho da Primeira Infância, que interliga todos os aparelhos públicos do bairro de forma lúdica, com o objetivo de garantir a segurança das crianças que transitam por esse percurso e a interação delas com a cidade.
A sede do Programa Família Que Acolhe (FQA) foi outro ponto visitado. O programa é a primeira política pública da gestão municipal voltada à Primeira Infância. Criado em 2013, pela prefeita Teresa Surita, desenvolve ações integradas que reforçam os cuidados com a infância desde a gestação até os seis anos de idade.
Em seguida, os profissionais conheceram as atividades feitas com as crianças no Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação. Por lá, viram de perto o trabalho da gestão municipal, voltado a área da tecnologia e, participaram de uma apresentação dos Desbravadores Digitais, com direito a apresentação das crianças sobre a perspectiva da cidade. Também foi apresentada a metodologia do Cidade Social e seus mecanismos de integração com demais sistemas da Prefeitura de Boa Vista.
Mary Young– É pediatra e especialista mundialmente reconhecida em saúde e desenvolvimento infantil e em sistemas de saúde materno-infantil. Nas últimas três décadas, ela trabalhou no Banco Mundial, orientando esforços na saúde pública internacional para o desenvolvimento infantil. Young liderou esforços globais para informar líderes mundiais e formuladores de políticas sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI).