A prefeita Teresa Surita entregou no início da noite dessa segunda-feira, 11, mais uma cena da Selvinha Amazônica, desta vez na Praça Cabos e Soldados, no bairro Caranã. O local recebeu um jacaré tinga de 25 metros de comprimento e três metros de altura, uma tartaruga com 4,40 metros de comprimento e seis tartarugas filhotes medindo 1,30 metros de comprimento por 1 metro de largura.
O projeto Selvinha Amazônica está inserido nas diretrizes da política pública da primeira infância, linha prioritária da gestão. Tem como objetivo incorporar noções de meio ambiente e biodiversidade na formação escolar e familiar das crianças, além de aproximar as crianças dos animais típicos da Amazônia e reforçar o aprendizado sobre os elementos da nossa região.
A prefeita Teresa destacou que existem vários motivos pelo qual trabalham com estes brinquedos. “São brinquedos de tomada de decisão e isso faz com que as crianças amadureçam sua decisão, aqui ela escala, escorrega, entra na boca do jacaré. Tem criança que tem medo em um primeiro momento e vence esse medo, então são várias etapas que a criança cria e é sempre uma brincadeira nova, além de estimular o vínculo com os pais que vem com os filhos para a praça”, disse.
Ela frisou ainda que a prefeitura vai entregar mais três cenas da Selvinha em três praças. “Mas a praça mais bonita para a criança será feita no Parque Rio Branco, onde vamos reunir vários animais da Selvinha e construir para as crianças um espaço muito especial, algo mais bonito do que já fizemos até aqui. A intensão é entregar ano que vem como despedida do meu mandato”, completou.
A auxiliar administrativa, Nayara da Silva Menezes, foi conhecer a Selvinha com a família e o sobrinho Antony, de apenas 8 meses, e contou que ele ficou encantado com tudo o que viu. “Apesar de ter 8 meses ele observa tudo atentamente, ficou encantado com o jacaré e com as tartarugas. Minha irmã mora aqui no Caranã, então se tornou mais um atrativo, nós gostamos muito”, finalizou.
A Selvinha Amazônia, está situada em pontos turísticos da Capital da Primeira Infância. Os bichinhos são um atrativo a mais para a tornar a brincadeira ainda mais divertida, pois estimula a criatividade, proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, a construção de vínculos sociais e emocionais, a criatividade e traz autoconfiança.
A professora de Educação Física, Joseane Lopes, de Sousa também foi conferir a atração com o filho Miguel, de dois anos. “Achei incrível, depois da escola sempre viemos para cá e ficou bem interessante e atrativo, ele está na fase de conhecer e gostar dos animais, então é um prato cheio, Miguel amou e eu como mãe me sinto muito feliz também”, concluiu.
Selvinha Amazônica já chegou em seis praças da Capital
Além da Praça Cabos e Soldados, no bairro Caranã, confira os demais espaços públicos que contam com exemplares da Selvinha Amazônica.
Ayrton Senna – O primeiro ponto a ganhar os bichinhos foi o trecho do Complexo Ayrton Senna, sentido Aeroporto, em frente ao Totozão. Os animais possuem características infantis, como se fossem filhotes. Vão desde tucano, a tracajá, jandaia-sol, papagaio, iguana, onça-pintada, sucuri, jacaré-tinga e tamanduá.
Ayrton Senna – Outro trecho do Complexo Ayrton Senna foi contemplado, com a Selvinha. Desta vez, em frente ao cinema, foi instalado um exemplar gigante de Jacaré e filhotes em seu entorno. Na estrutura há ainda paredes de escaladas, escorregadores e os pais ainda podem subir no jacaré para brincar com os filhos.
Germano Sampaio – Outro local que ganhou a Selvinha foi o Parque Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia, que conta com três exemplares de onça pintada, um com uma estrutura de 10m de comprimento, 7m de altura, 5m de largura e 13 toneladas, toda em cimento e concreto maciço e mais dois filhotes em tamanhos menores. A onça-pintada é um dos animais símbolo da Amazônia e um dos predadores mais importantes para manter o equilíbrio ecológico.
Mirandinha – A Selvinha Amazônica se estendeu para que crianças tanto na zona Oeste quanto da Leste pudessem aproveitar a novidade e, também já chegou à Praça do Mirandinha. O local recebeu uma estrutura gigante de iguana, que mede 9 metros de altura e pesa 13 toneladas, contendo paredes de escaladas.
Conjunto Pérola – Outro local contemplado foi a Praça Turística Genésio da Costa Aguiar, no Conjunto Pérola, que ganhou duas onças-pintadas, uma com sete metros e a outra com três metros, que desde então fazem a alegria da criançada.
Bambus – A Praça dos Bambus ganhou uma cobra da espécie sucuri com 3,50 metros de altura e 17 metros de comprimento. Esse exemplar tem um diferencial: vem com escorregador, escada comum e de cordas e uma ponte de madeira. A ideia é proporcionar mais interação entre as crianças e o brinquedo.