Prefeitura disponibiliza vacina pentavalente nas unidades básicas de saúde do município

As doses da vacina pentavalente já estão disponíveis em 28 unidades básicas de saúde da prefeitura com sala de vacina e no Hospital da Criança Santo Antônio. O município recebeu quatro mil doses que estão sendo distribuídas conforme a demanda (Confira abaixo lista das unidades básicas de saúde com sala de vacina).

“Há unidades maiores com um fluxo maior de pessoas, nessas a gente vai liberando mais de 100 doses, já nas menores, com número de pessoas mais reduzido, entregamos mais de 50 doses, mas todas estão abastecidas”, explicou o coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo.

A pentavalente protege crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e um tipo de meningite e está indicada no esquema de três doses para menores de um ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

A procura pela vacina é grande nas unidades básicas de saúde do município. A professora de dança Adrilane Silva, mãe do pequeno Arthur Silva, de cinco meses, levou o filho para tomar a segunda dose da vacina e completar o esquema vacinal da criança.

“Foi muito bom a vacina ter chegado em tempo hábil, principalmente, para ele que tinha que tomar a segunda dose e atualizar o cartão. Pra gente, como pais, é importante e necessário que a criança tenha todas as vacinas atualizadas”, disse.

Desde setembro do ano passado, as doses da vacina estavam em falta nas unidades de saúde, devido a problemas com o fornecedor, que provocou um desabastecimento nacional, segundo o Ministério da Saúde.

A mãe do Luiz Augusto de cinco meses, Luciane Oliveira da Silva Ramos, 35, levou o filho na unidade básica do Pricumã para tomar a segunda dose, assim que viu pela televisão que a vacina tinha chegado.

“Desde a primeira dose que era para ele tomar já estava faltando, procurei bastante e consegui no Cernutri [Centro de Nutrição Infantil], agora na segunda dose, assim que vi pela televisão que havia chegado, já trouxe logo ele pra vacinar”, contou.

Hoje, a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde do município que possuem sala de vacina, inclusive, na unidade nova do bairro Equatorial, que antes não tinha e, também, nas quatro unidades que funcionam até meia-noite, além do Hospital da Criança Santo Antônio.