Equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) promovem desde essa quarta-feira, 22, ações educativas para orientar os motoristas sobre as mudanças no tráfego na avenida Carlos Pereira de Melo e ruas de acesso. O trabalho preventivo continua nesta quinta-feira, 23.
As orientações ocorrem após a reconstrução de alguns trechos da avenida e têm como objetivo chamar a atenção dos condutores para a nova sinalização de trânsito no local.
Uma das principais mudanças está em um trecho da rua Deco Fonteles, que ficou mão única no sentido bairro/Centro entre as ruas Soldado PM Django da Silva e Pastor Fernando Granjeiro. A finalidade é melhorar o trânsito na via, que é bastante movimentada, além de garantir segurança dos condutores de veículos e pedestres.
“O que nós observamos aqui é que os condutores, ao passar pelas vias, estão desatentos à sinalização, tanto a vertical como a horizontal. Estamos em uma ação educativa onde buscamos orientar e informar quanto as alterações realizadas aqui”, explicou Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito.
A Carlos Pereira de Melo e as ruas que dão acesso à avenida receberam sinalização clara e necessária para orientar os motoristas. Durante as ações estão sendo entregues aos condutores panfletos educativos com as orientações.
Para a condutora Andreia Cristina, a nova sinalização melhora a segurança. “Agora está tudo sinalizado, melhorou mais, com certeza. Acho que esta mudança evita acidentes”, destacou.
Isaque Ferreira disse que obedece à sinalização, mas percebe que alguns motoristas ainda não se atentaram para as alterações. “Desde que eles fizeram isso aqui, eu acompanho. Tem a sinalização e tudo, mas alguns motoristas vão na contramão. Por isso, a abordagem dos agentes é muito importante”, disse.
Carlos Pereira de Melo – O trecho revitalizado da avenida passou por algumas mudanças na sinalização de trânsito com o objetivo de garantir mais segurança para quem trafega pela via. Os motoristas devem se atentar às novas sinalizações. Agora, o condutor que estiver trafegando na via em ambos os sentidos (bairro/Centro ou Centro/bairro) não poderá mais fazer nenhuma conversão à esquerda, a não ser nos dois semáforos. Por isso, a via está com a faixa dupla que divide os dois sentidos pintadas de forma contínua.
O motorista que estiver trafegando nas vias transversais também não pode mais fazer a conversão à esquerda na Carlos Pereira de Melo. Toda a sinalização da avenida está de acordo com a legislação. É preciso somente que o condutor se atente.
Mudança de sentido – Parte da rua Jorge Fraxe, que interliga as avenidas Carlos Pereira de Melo e Princesa Isabel, agora é sentido único no trecho da rua Júlio Pinto até a Carlos Pereira de Melo. O fluxo de veículos nesse trecho é apenas para os que saem da Carlos Pereira de Melo.
Intervenções na avenida visam dar mais fluidez ao trânsito
A avenida Carlos Pereira de Melo tem 2 quilômetros e 400 metros e toda extensão receberá melhorias. As primeiras intervenções ocorreram da avenida São Sebastião até a rotatória da Avenida João Alencar, no Caranã. O local recebeu novo asfalto, iluminação em Led e sinalização de trânsito. A iluminação que antes era central, foi implantada na lateral da via.
Dois semáforos foram implantados: um no cruzamento da Carlos Pereira de Melo com a rua Jorge Fraxe, substituindo a antiga rotatória, e outro no cruzamento da avenida com a rua Severino Caetano da Silva.
Mais investimentos – Atualmente, o terceiro trecho, localizado entre as ruas Detson Mendes e Almério Mota Pereira, no bairro Jardim Floresta, recebe as obras de reconstrução da avenida. Inicialmente é feito o serviço de drenagem.
As obras estão sendo feitas por partes, sendo que duas etapas já foram concluídas de um total de cinco. A reconstrução da avenida é executada com recursos viabilizados pelo ex-senador Romero Jucá e recursos próprios da Prefeitura de Boa Vista.