Educação – Ônibus novos atendem estudantes de áreas indígenas e rural de Boa Vista

Os 21 novos ônibus de transporte escolar de Boa Vista, entregues recentemente pela prefeitura, já estão em circulação beneficiando cerca de 2 mil alunos de 12 escolas indígenas e cinco rurais.

A Prefeitura de Boa Vista tem feito muitos investimentos na educação infantil nos últimos anos. E um dos pontos principais é garantir que as crianças tenham acesso à escola, sejam elas da cidade, do campo ou das áreas indígena.

Neste ano, o transporte escolar da rede municipal de ensino recebeu um grande reforço e, com os novos ônibus, conta agora com 46 veículos para garantir que os alunos dessas regiões estejam dentro de sala de aula.

E quem está sendo atendido aprovou e comemorou as condições do transporte escolar, como é o caso dos alunos da Escola Municipal Indígena Vicente André da Silva, localizado na Comunidade Indígena Truaru da Cabeceira, distante 58 km da área urbana de Boa Vista.

O aluno do 4º ano, Otávio Ângelo, de 9 anos, é uma das crianças atendidas pelo transporte escolar. Ele chega à escola pontualmente, limpo, organizado e conta que por conta das condições oferecidas pela prefeitura se sente motivado a estudar. “Eu venho no ônibus desde o ano passo. É muito legal. Eu não venho a pé, tem ar-condicionado, é seguro. Eu gosto dos assentos confortáveis, de tudo”, pontou.

O transporte escolar reforça a política pública da gestão municipal em garantir a presença das crianças na sala de aula e no horário, além de trazer mais qualidade, mais conforto e mais segurança aos alunos, como declarou a estudante Louranne Emanuely, de 10 anos, aluna do 5º ano. “É legal, confortável, tem ar-condicionado e a gente não vem a pé”, disse.

Os ônibus escolares contam ainda com um assistente para garantir a segurança das crianças. Ele recebe os alunos, os acomoda, cuida e os entrega aos pais no retorno para casa. E para quem desempenha essa função diariamente, receber as crianças com um “bom dia” ou “boa tarde” é mais que uma missão é ter muito amor envolvido.

“Eu recebo as crianças dos pais, acomodo, coloco o cinto. Tem criança que dorme, então eu abaixo as cadeiras. Melhorou bastante com os ônibus novos, até por conta dos espaços para acomodar as crianças no cinto. É uma maravilha, é confortável, no ar-condicionado. Eu acho muito bom trabalhar com essas crianças. Nas férias estava sentindo falta, porque a gente pega um amor por essas crianças”, contou a assistente Mérice Souza.

O que dizem os pais sobre o transporte escolar

“Eu acho uma maravilha o ônibus vir buscar a criança em casa. A gente fica despreocupada porque ela vai e volta com segurança. Eu confio nos profissionais que trabalham no ônibus” – Aldecília dos Santos, mãe do Alessandro dos Santos, de 6 anos que estuda o 1º ano Vicente André da Silva.

Aline Lima é mãe da pequena Rute de 4 anos. Ambas estavam ansiosas pelo dia em que Rute entraria no ônibus escolar pela primeira vez e seguiria rumo a iniciação da vida escolar.

“Minha filha sempre via a irmã indo para a escola e tinha vontade de ir. Ela via o ônibus passar e queria ir junto. Era uma ansiedade, tanto dela quanto minha, tanto que acordamos as 5h para se arrumar, aprontar o material, o café da manhã. Só temos a agradecer a prefeitura, porque muitas vezes a gente não tem um transporte para deixar o filho na escola, porque são pequenos, precisam de acompanhamento e a prefeitura nos disponibiliza esse transporte para pegar em casa e, uma ajudante para acompanhar. Eu como mãe só tenho a agradecer e ela [filha] está feliz e ansiosa para chegar à escola” – Aline Lima.

Investimentos na educação – Desde 2013 os investimentos da gestão municipal na educação contribuíram para um ensino público de qualidade e inclusivo em Boa Vista. Hoje, a capital possui 122 unidades de ensino, destas, 71 são escolas urbanas, cinco escolas rurais, 12 indígenas, 33 creches e um Centro Municipal Integrado de Educação Especial. Outras cinco escolas devem ser entregues este ano.

A prefeitura entregou 65 escolas, destas 35 foram construídas do zero e 30 reformadas e ampliadas. Dessas, 15 foram entregues entre 2017 e 2019, concretizando a meta do plano de governo da atual gestão, que previa essa quantidade apenas para 2020.

A construção de novas escolas aumentou em 54% o número de vagas na rede municipal de ensino. Em 2013, a prefeitura atendia 29 mil alunos. Hoje, o número já ultrapassou os 44.700. Para matricular os filhos, os pais não precisam mais fazer filas nem acorrentar cadeiras em frente às escolas do município. O atendimento é feito via Call Center, por telefone.