Prefeitura de Boa Vista é a única do país a conceder 7 meses de licença

A lei de autoria do Executivo, que aumenta de seis para sete meses o período de licença-maternidade para todas as servidoras municipais, foi sancionada em dezembro de 2019, tornando Boa Vista a única cidade do Brasil a garantir a licença-maternidade por esse período. A Prefeitura de Boa Vista possui 7.069 servidoras.

A medida faz parte da política pública de primeira infância de Boa Vista, que teve início em 2013 com o programa Família que Acolhe. As ações voltadas ao tema têm como principal objetivo construir uma cidade mais acolhedora e que promova o desenvolvimento integral das crianças.

Os investimentos na nessa fase, que compreende os seis primeiros anos de vida, fazem com que Boa Vista seja referência para o Brasil e o Mundo, sendo reconhecida como a Capital da Primeira Infância.

No Brasil: Para se ter uma ideia, das 27 capitais brasileiras, 4 delas garantem apenas quatro meses de licença (João Pessoa, Teresina, Porto Alegre e Florianópolis); outras 22 prefeituras dão 6 meses de licença e apenas Boa Vista garante 7 meses.