Projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista mudam a vida de mais de 3 mil pessoas

Nesta segunda-feira, 3, os integrantes dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista voltaram às atividades. São 3.721 mil pessoas atendidas por meio dos projetos Crescer, Dedo Verde, Rumo Certo, ArtCanto, Cabelos de Prata, Conviver e através da parceria mantida com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM).

Em Boa Vista, os projetos e programas mantidos pela prefeitura promovem a inclusão e a qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e idosos em atividades de convivência, musicalização, geração de renda, sustentabilidade ambiental, mercado de trabalho, além de atividades que elevam a autoestima na terceira idade.

Administrados pela Secretaria Municipal de Gestão Social, um dos principais objetivos é tirar as pessoas da ociosidade e da vulnerabilidade, transformando vidas e mudando suas histórias.

Foi no Cabelos de Prata que a senhora Marinete França, de 65 anos, começou uma nova vida. Segundo ela, estava muito abatida e doente, numa situação difícil pela falta do trabalho devido à idade. Ela ainda teve um AVC que quase a deixou cega.

“Achei que eu já estava sendo inútil na vida. Quando me encontrei nessa nova família, eu revivi, fiquei mais feliz. Não sinto que tenho 65 anos, parece que tenho 15, porque aquilo que não fiz na minha juventude hoje estou encontrando com mais respeito, harmonia e vontade de viver”, declarou.

Há um ano no projeto Rumo Certo, a jovem Gislaine da Silva, de 16 anos, divide seu tempo com a escola e seu estágio no Tribunal de Justiça, ofício que ela zela com dedicação. “Para mim é uma ‘baita’ de uma oportunidade entrar no mercado de trabalho, ainda mais em um órgão público como o Tribunal de Justiça. É uma oportunidade que nem todos têm e estou tendo. É muito bom ter essa experiência com o Rumo Certo, um aprendizado a mais”, declarou.

Foi no Projeto Crescer que a jovem Lígia da Silva, 19 anos, despertou para o empreendedorismo. Há três anos aprendendo a fazer bolos, salgados, pães e biscoitos na Oficina de Panificação, ela já está produzindo em casa para ajudar na renda da família. Sua pretensão é abrir até o meio do ano uma loja de bolos e salgados.

“O projeto me trouxe muitos benefícios, porque quando eu entrei não sabia fazer nada. Já estou investindo com o que aprendi, já tirei uma renda tão boa que já comprei minha geladeira e meu fogão para continuar fazendo meus bolos, salgados, tortas, creme, bolo de pote. O projeto está sendo uma escola para mim, já aprendi muito, e estou sempre renovando e aprendendo mais coisas”, declarou.

Conheça os projetos sociais de Boa Vista

Todos os integrantes dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista recebem bolsa remunerada (exceto o Conviver), fardamento, lanche e todos os benefícios sociais e acompanhamento psicossocial.

No Crescer este ano serão atendidos aproximadamente 370 adolescentes e jovens com idade entre 15 e 21 anos, que ocupam o tempo livre em oficinas profissionalizantes e atividades de geração de renda, culturais e esportivas.

O Dedo Verde tem as ações focadas na proteção social com ações educativas e ambientais, de saúde e atividades recreativas. Os 200 integrantes são agentes ambientais e têm entre 14 e 17 anos. Nas oficinas aprendem sobre produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais, paisagismo, jardins, hortas urbanas e compostagem.

O ArtCanto promove a educação com acompanhamento social, pedagógico e musical para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. O Projeto ensina a prática do canto coral infantojuvenil, música popular brasileira, erudita e regional a 150 integrantes inscritos para 2020.

Rumo Certo atende adolescentes de 15 a 17 anos com uma formação educacional e preparação para o mercado de trabalho. Este ano, o projeto atenderá 225 integrantes. Os jovens exercem suas atividades de estágio em áreas administrativas de oito órgãos públicos e instituições conveniadas e nas secretarias municipais.

O Cabelos de Prata tem suas ações voltadas às pessoas acima de 60 anos. Seu foco é o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de risco social. Este ano, 1.068 integrantes vivenciam experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (Conviver) é um programa do governo federal. Desenvolvido pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), é uma das portas de entrada aos demais projetos sociais. Seu foco é a oferta de atividades de convivência e socialização, de modo a fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social. 904 crianças entre 7 e 17 anos são atendidas através dos Cras de Boa Vista.

Além disso, há uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Boa Vista de Música com a oferta do ensino gratuito de música a crianças, adolescentes e jovens de 7 a 18 anos, através dos projetos socioculturais: Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, Banda Juvenil, Orquestra de Violões, Flauta Doce, Coral e Musicalização. Dos 804 integrantes, 135 recebem bolsa remunerada da prefeitura.