Nesta segunda-feira, 10, teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A capital está há mais de um ano sem casos confirmados e a Prefeitura de Boa Vista quer manter a cidade livre da doença. Desta forma, durante toda a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde vai montar pontos estratégicos para vacinação.
Nesta próxima sexta-feira, 14, as equipes de vacinação estarão na Escola Municipal Vila Jardim, localizada na avenida Jardim, bairro Cidade Satélite; na Drogaminas, localizada no Conjunto Pedra Pintada e na Associação dos Moradores do João de Barro. Mesmo o público-alvo sendo crianças a partir dos 5 anos de idade até jovens de 19, as unidades estão vacinando quem não tenha comprovação vacinal ou que apresente esquema incompleto, independente da idade.
A babá Monique Schluckat, de 26 anos de idade, assim que ficou sabendo da campanha, correu até à Unidade Básica Olenka Macellaro, no Caimbé, para garantir a segunda dose da tríplice viral. Ela afirma que sempre mantém o cartão atualizado. “É sempre bom nos proteger das doenças. Se não prevenir, pode ocorrer doenças piores”.
O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, lembra que a Campanha segue até dia 13 de março deste ano e tem como meta de cobertura vacinal 95%. Ele reforça a importância das pessoas procurarem a unidade de saúde mais próxima de casa ou que se dirija até os pontos estratégicos. “No dia 14, das 8h às 11h30, as pessoas podem se dirigir em um desses pontos. Basta levar o cartão do SUS e de vacina para a equipe avaliar a necessidade da imunização”.
Contaminação: O vírus pode se espalhar pelo ar, por meio do espirro, tosse ou secreção respiratória.
Prevenção: A principal forma ainda é a vacinação. Pessoas de 1 até 29 anos de idade devem ter duas doses da Tríplice Viral.
Cuidados: Lavar bem as mãos, evitar contato com pessoas doentes, deixar ambientes arejados para que o vírus não se acumule no local.