Um dos grandes programas da Prefeitura de Boa Vista de apoio e fomento à agricultura familiar tem dado bons frutos nas comunidades indígenas e também na zona rural de Boa Vista. O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), atende atualmente mais de 300 famílias promovendo capacitações, assistência técnica, disponibilizando máquinas, implementos e insumos agrícolas necessários para incentivar e aumentar a produtividades nas áreas de produção do município.
E foi pensando nesses incentivos da prefeitura que cerca de 30 produtores da Vila MCLaren, localizada na vicinal BVA270, procuraram a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) para fazerem parte do programa e receberem todos os benefícios de que precisam para impulsionar a atividade agrícola na região.
O primeiro pedido dos moradores, foi de melhorar o acesso da vicinal e já foram atendidos esta semana. A secretaria entrou com o serviço da Patrulha Mecanizada e fez a raspagem na vicinal que dá acesso à região para melhorar o tráfego de veículos e ajudar no escoamento da produção.
O secretário municipal Guilherme Adjuto, acompanhado da equipe técnica da SMAAI, conversou com os agricultores onde apresentou o PMDA e o que pode ser produzido naquela região. “Falamos sobre o maior investimento da prefeitura que hoje, beneficia centenas de famílias de Boa Vista e observamos que esses produtores estão animados em querer participar do PMDA. Eles serão beneficiados com toda a assistência técnica, insumos, máquinas e implementos oferecidos pelo município para produzirem nas suas lavouras,”, disse o secretário.
Seu José Tomaz Pereira, de 63 anos, é agricultor da Vila MCLaren há 1 ano e decidiu com a sua esposa Nazaré Vieira, 59 anos, que é servidora pública a criarem galinhas. Mas confessa que quando soube que pode produzir muito mais com o programa da prefeitura, já pensa em novos projetos.
“Tenho uma propriedade pequena e ainda trabalho pouca coisa, mas com os incentivos que a Prefeitura de Boa Vista oferece hoje para nós produtores, penso em melhorar a minha produção”, disse o agricultor.
Quem também já pensa em fazer parte do PMDA, é o agricultor Paulo Matias Filhos, de 39 anos, que há três anos vem produzindo feijão na região, “Aqui tem pessoas que produzem banana, melancia, feijão, porém, em pequena escala, mas certamente com esses incentivos da Prefeitura através do PMDA, contando com apoio técnico, insumos e equipamentos, teremos uma produção bem melhor”, afirmou Paulo.
Sobre o PMDA – O programa foi lançado em 2018, com a proposta de oferecer condições seguras aos produtores com aplicação de tecnologia moderna, de forma a garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras. Atualmente ele atende 339 famílias atendidas em 766 hectares plantados, onde já foram investidos mais de R$ 6 milhões em Insumos (Calcário, fertilizantes e sementes) e quase R$ 3 milhões em máquinas e implementos agrícolas.
Os agricultores recebem todos os insumos e assistência técnica necessária para trabalhar nas lavouras e ainda tem prazo estendido para quitar seu custeio com a prefeitura, além de terem 50% de subsidio como incentivo de produção. A ideia do PMDA é fazer com que os produtores se tornem autossustentáveis e possam com o passar do tempo ampliar sua área de plantio, gerando riquezas e melhorando sua qualidade de vida.