Mãe relata falta de equipamentos em UTI Neonatal

A Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) estaria passando por desabastecimento de equipamentos e itens básicos, de acordo com denúncia feita por uma mãe que está acompanhando o filho recém-nascido que está internado na unidade.

De acordo com a denunciante, o local possui apenas uma balança que é usada todos os dias para aferição do peso dos bebês,

“Isso é o que vemos no dia-a-dia da UTI, que hoje conta com apenas uma balança para todos os bebês, ela é usada para pesar as fraldas de três e três horas, e pesar o bebê na hora do banho, então são várias crianças internadas e apenas um equipamento para fazer isso”, citou.

Ainda segundo a mãe, outros insumos também costumam faltar no setor.

“Existem bebês que precisam de uma bomba que auxilia na passagem de medicamentos, e a UTI conta com apenas duas, ou seja, muitas vezes os bebês deixam de tomar a medicação no horário pelo fato de outro estar usando”, contou.

“Os profissionais trabalham com garra, se dedicam, eles estão arriscando trabalhando com pouco material de proteção. Falta água destilada, toucas, mascaras, seringas. A sonda que fornecem é de péssima qualidade. Muitas vezes falta medicamentos como cafeína, e vitamina, então quem tem condição de comprar o bebê toma, mas quem não tem, fica sem tomar, essa é a realidade da única maternidade que temos em Roraima”, lamentou.

OUTRO LADO – A Direção Geral do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) informa que a Unidade conta com 04 balanças na UTI e 03 apresentaram a necessidade de manutenção corretiva. A Direção informa que a manutenção já está sendo providenciada. No entanto 01 balança continua sendo utilizada para garantir a prestação do serviço.

Informações: Folha de Boa Vista