Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), publicado na última quinta-feira (9), apontam que Boa Vista é a 11ª capital o país com a maior taxa de incidência do Coronavírus (Covid-19) no país, com o índice de 11,52 pessoas que podem ser infectadas a cada 100 mil habitantes.
As informações do boletim também apontam que os casos na capital dispararam a partir do dia 2 desse mês, quando a taxa de incidência estava em 6,02 pessoas que poderiam ser infectados a cada 100 mil habitantes. No dia 30 de março, o índice estava em 3,25 pessoas a cada 100 mil habitantes.
A taxa de incidência mede o risco de uma população adoecer em um determinado período de tempo e em uma área geográfica determinada
“Lembrando que para cada caso de Covid-19 pode-se esperar mais 3 casos novos. Portanto, as medidas de distanciamento/isolamento social são fundamentais para reduzir o risco de adoecimento e a velocidade de propagação da doença entre uma população suscetível. Quando não se respeita as medidas de distanciamento/isolamento social o vírus se espalha com maior facilidade, e muitas pessoas adoecerão ao mesmo tempo, o que vai sobrecarregar os serviços de saúde, contribuindo para a ocorrência de óbitos por falta de assistência adequada e pela ocorrência de casos graves” diz o Boletim.
BAIRROS – O Boletim do SMSA também apontou que 19 bairros da capital possuem pelo menos um caso confirmado de Covid-19. Desses 19 bairros, Paraviana, com média de sete a oito casos, Pricumã e Alvorada, com média de 5 a 6 casos, são os locais com a maior incidência do Coronavírus em Boa Vista.
Informações: Folha de Boa Vista