Denarium se nega a assinar carta de governadores contra Bolsonaro

O governador Antonio Denarium negou-se assinar, neste domingo (19) uma carta de apoio aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e do senado, Davi Alcolunbre, diante dos ataques do presidente Jair Boslonaro, em ato público em Brasília.

Denarium é aliado de Bolsonaro e já negou-se a assinar outros documentos de apoio ao Congresso, numa clara demonstração de que reza na cartilha do presidente.

Hoje novamente governadores de 20 estados divulgaram uma carta de apoio ao Congresso, numa reação aos últimos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Parlamento. O documento afirma que as declarações do presidente afrontam princípios democráticos.

“O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação”, diz a carta.

Os governadores destacam a “dedicação especial” dos presidentes da Câmara e do Senado em relação aos estados e municípios, no enfrentamento da crise com o novo coronavírus e que a ação coordenados dos entes da federação tem sido pautada na Ciência e na experiência de outros países que já enfrentaram a fase mais crítica da pandemia.

No texto, os governadores afirmam ainda que a saúde dos brasileiros deve estar acima de interesses políticos e que é possível conciliar a necessidade de proteger a saúde da população e a economia:

“A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise. Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos”, diz a carta, na qual os governadores defendem a necessidade do diálogo “democrático e desprovido de vaidades” para superar eventuais diferenças.

O documento foi assinado pelos governadores Renan Filho (Alagoas), Waldez Góes (Amapá), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Helder Barbalho (Pará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias ( Piauí). Wilson Witzel (Rio), Fátima Bezerra ( Rio Grande do Norte), Eduardo Leite ( Rio Grande do Sul), Carlos Moisés (Santa Catarina) João Doria (São Paulo), Belivaldo Chagas (Sergipe) e Mauro Carlesse (Tocantins).

Informações: Blog do Perônico – foto: Divulgação