“Não sabia do pagamento adiantado e nem desse processo”, afirma Denarium

O governador Antônio Denarium anunciou neste sábado, 2, a exoneração do atual secretário de saúde Francisco Monteiro Neto. Quem assumirá a pasta é Olivan Junior, que até então é titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Mesmo tendo defendido durante toda a coletiva o posicionamento do secretário Monteiro ao comprar os aparelhos pelo preço de R$ 220 mil e com pagamento antecipado, o governador o demitiu na frente de toda a imprensa, servidores e demais secretários.

Dentre as justificativas, o governador usou o argumento de que não sabia do pagamento adiantado da compra dos respiradores, mesmo ela tendo sido feita um mês atrás. Denarium foi indagado por jornalistas se, de fato, estaria acompanhando de perto as ações de combate ao Covid-19.

“Houve uma falta dentro do processo que não está previsto em lei e, por isso, encaminhei cópias do processo às instituições de controle e de imediato solicitamos a devolução amigável dos recursos transferidos à empresa por ela não ter respeitado o prazo estipulado da entrega”, explicou Denarium.

Na justificativa de demissão do secretário na frente da imprensa, servidores e demais secretários, o governador confirmou que não houve o devido rito processual na compra dos respiradores.

“Houve falhas processuais devido ao pagamento antecipado. A empresa também, que se comprometeu a entregar 40% dos equipamentos, não entregou e ainda solicitou mais 60 dias para fazer a entrega e eu não tinha conhecimento desse processo que antecipou o rito processual e nem tinha conhecimento do pagamento antecipado”, disse o governador.

“Entendo o secretário de saúde que, na ansiedade de salvar vidas, fez o pagamento antecipado. Mesmo assim tomamos a decisão de exonerar o secretário de saúde do cargo que está ocupando e também definimos um novo secretário de saúde interventor, que é o coronel Olivan, atual secretário de segurança Pública”, explicou.

Denarium também disse que vai mandar levantar todos os pagamentos feitos pela Secretaria de Saúde para investigar os processos e dar mais celeridade na contratação de novos respiradores. “Tenho conhecimento da ansiedade do secretário em fazer a aquisição dos respiradores, mas temos muito rigor em tudo o que fazemos. Jamais compraria respiradores neste preço, já tendo comprado outros por R$ 44 mil”, disse.

Denarium também foi questionado por jornalistas sobre quando o Governo cumprirá com a sua parte acordada com o Exército Brasileiro para que o Hospital de Campanha possa funcionar. “Depende de recursos do Governo Federal”. Também não foi anunciado quem será o novo titular da secretaria de Justiça Segurança de Roraima e nem se o secretário Monteiro assumiria outro cargo no Estado.

Telmário Mota, ao defender o secretário exonerado, atacou adversários políticos e a imprensa por ter divulgado os valores e o pagamento antecipado à empresa. “O secretário pecou por não ter avisado ao governador sobre o pagamento adiantado”, disse.

Foto: Nilzete Franco/Folha BV