Prefeitura asfaltou mais de 500 ruas e valorizou 25 mil imóveis em Boa Vista

As obras de pavimentação executadas pela Prefeitura de Boa Vista alcançaram diversos bairros da capital e transformaram a vida de muita gente. Desde o início da gestão em 2013, a prefeitura já asfaltou 503 ruas, totalizando mais de 227 km de asfalto novo, que trouxeram qualidade de vida à população, diminuíram os transtornos do inverno, melhoraram a mobilidade e valorizaram os imóveis.

Em 2013, na avenida João Alencar não havia acostamento, pistas laterais, a iluminação era precária e muitos acidentes eram registrados pela falta de infraestrutura. — Foto: PMBV.

Cerca de 40 bairros e diversas vicinais da área rural de Boa Vista foram contemplados com as obras de pavimentação. Dentre eles: Senador Hélio Campos, Aeroporto, Jóquei, Centenário, Cidade Satélite, Nova Cidade, Bela Vista, Raiar do Sol, Pintolândia, Araceli, Santa Luzia, Paraviana, Parque Caçari e vicinais do P.A Nova Amazônia.

“Quando assumimos a prefeitura sete anos atrás, me lembro da quantidade de ruas sem asfalto, drenagem ou mesmo calçadas. Com parcerias certas, conseguimos recursos para beneficiar todas essas ruas e alcançar essa incrível marca de 503 vias asfaltadas onde antes não havia nenhum tipo de infraestrutura”, destacou a prefeita Teresa.

Ainda de acordo com a prefeita, além do asfalto, todas essas mais de 500 ruas receberam também algum outro serviço de urbanização. “Em todos esses anos, trabalhamos muito para mudar a realidade dos bairros mais afastados do Centro. Dessa quantidade, mais de 90% das obras foram em bairros da zona Oeste, que além do asfalto, receberam também drenagem em pontos críticos, calçadas, sarjeta, meio-fio, urbanização”, explicou.

O Centenário foi um dos bairros que mais receberam investimentos em infraestrutura com drenagem, pavimentação, construção de calçadas e urbanização. Mais de 30 ruas do bairro receberam os serviços do primeiro pacote de obras.

Agora, esses serviços também iniciaram em outras ruas do Centenário, dentre elas: Idália Soares Maduro e Maria do Carmo Batalha, que estão recebendo pavimentação. Outras ruas nos bairros Jardim Floresta, Cidade Satélite, Cidade Universitária, Airton Rocha, Jardim Tropical também estão recebendo os investimentos.

Até o final de 2020, a prefeitura ainda fará serviços de infraestrutura em cerca de 200 ruas, que receberão, dentre os investimentos, obras de drenagem, pavimentação, recapeamento ou calçadas.

Prefeitura já construiu em drenagem a distância de Boa Vista a Caracaraí

As obras de drenagem eliminaram mais de 40 pontos críticos de alagamento em Boa Vista. — Foto: PMBV.

Além das obras de pavimentação, a Prefeitura de Boa Vista já construiu 150 km de drenagem em centenas de ruas da cidade, principalmente, nos bairros mais afastados do Centro, em locais críticos e propícios a alagamentos.

As obras, que ficam embaixo do asfalto, minimizam os transtornos durante o período do inverno na capital e evitam o acúmulo de água por tempo mais prolongado durante as chuvas.

Obras de recapeamento garantem a segurança de condutores e pedestres

As obras de recapeamento são necessárias para garantir a segurança dos condutores e a manutenção das vias. — Foto: PMBV.

Paralelo às obras de novo asfalto e drenagem, a prefeitura trabalha na manutenção das vias em toda a cidade, onde a pavimentação está desgastada devido às condições climáticas e o tempo de uso. O recapeamento é um investimento necessário para garantir a segurança no trânsito, seja para os motoristas ou pedestres.

Quando uma via de grande movimentação é recapeada, o novo asfalto garante aderência e aumenta as condições de segurança do condutor. Essas obras são feitas com recursos específicos para esses serviços e fazem parte das ações da prefeitura para garantir que a sinalização de trânsito se torne mais eficiente e tenha maior durabilidade, além de evitar gastos públicos com pequenos reparos.

Em toda a cidade, as equipes da Secretaria Municipal de Obras já recapearam 107 km de ruas e avenidas, o que equivale à distância de Boa Vista ao município de Bonfim.

Prefeitura já construiu mais de 315 km de calçadas em toda a cidade

As obras fazem parte dos investimentos que valorizam os imóveis e garantem a segurança de pedestres.  — Foto: PMBV.

Mesmo não sendo uma responsabilidade do município, a construção de calçadas faz parte dos investimentos da prefeitura para valorizar os bairros e garantir a segurança dos moradores e pedestres.

Praticamente todos os bairros da cidade já receberam algum investimento com a construção de calçadas. A quilometragem construída pela prefeitura dentro da cidade equivale à distância de Boa Vista ao município de Caroebe.

Pontes garantiram mais mobilidade e desafogaram trânsito em grandes avenidas

As pontes garantem novos acessos de saída e entrada a bairros populosos, desafogando o trânsito em grandes avenidas.  — Foto: PMBV.

A prefeitura também investiu na construção de pontes, interligando bairros populosos e desafogando grandes avenidas que dão acesso ao Centro da cidade. Ao todo, três pontes de concreto já foram entregues, interligando bairros como Cidade Satélite, Caranã, Silvio Leite, Nova Cidade e Jardim Caranã.

Além das pontes, o município também investiu na urbanização, com construção e calçadas, implantou iluminação de LED, mais potente e duradoura. O que antes era matagal, a avenida Padre Anchieta, hoje se tornou uma via de rápido acesso, garantindo a mobilidade e a circulação das pessoas que moram, principalmente, em bairros mais afastados do Centro.

Rua João Pessoa, no Nova Cidade, recebeu investimentos de infraestrutura.  — Foto: PMBV.

A rua João Pessoa, no bairro Nova Cidade, também recebeu esses investimentos. Antes, a ponte que dava acesso ao bairro era de madeira e cercada por matagal e animais mortos. Hoje, a realidade é outra: tem calçada, asfalto, sinalização e iluminação.

  • Investimentos em infraestrutura:
  • Pavimentação: 227,45 km construídos
  • Recapeamento: 107,32 km construídos
  • Drenagem: 150,93 km construídos
  • Calçadas: 315,81 km construídos