Hospital que recebe pacientes com Covid-19 está sem serviço de limpeza

O principal hospital de referência do Estado de Roraima, o HGR, de responsabilidade do Governo do Estado, está há dias sem os serviços de limpeza. É o que denunciam vários vídeos que circulam nas redes sociais, gravados por servidores, que mostram corredores tomados por lixo hospitalar, restos de comida, jalecos, sacos plásticos e caixas de papelão.

Na manhã desta sexta-feira, 8, a imprensa roraimense começou o dia repercutindo as gravações e centenas de fotografias do material espalhado no Hospital Geral de Roraima. Tudo isso acontece uma semana após o escândalo de compras superfaturadas de respiradores, que findaram com a demissão pública do ex-secretário de saúde, Francisco Monteiro.

Ainda esta semana, deputados estaduais deram entrada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) com pedido de impeachment do governador Antônio Denarium, sob o argumento de corrupção com recursos da saúde, específicos para o combate ao Coronavírus, utilizados irregularmente em dispensas de licitação.

Além dos respiradores, os parlamentares denunciaram a compra superfaturada de máscaras descartáveis, feita por uma Construtora, com dispensa de licitação, cujo endereço consta em uma residência antiga, no valor de R$ 53. Essa mesma máscara, segundo o deputado Dhiego Coelho, é encontrada na internet por até R$ 1,50.