Após decreto de Bolsonaro, prefeita diz que academias e salões de beleza vão continuar fechados em Boa Vista

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), foi às redes sociais reforçar que academias, salões de beleza e barbearias vão continuar fechados na capital roraimense, mesmo após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinar decreto tomando-os serviços essenciais a partir de hoje (11).

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os Estados e Municípios têm poder para determinar medidas sanitárias de combate à pandemia de coronavírus. Com isso, as decisões do Governo Federal não têm influência sobre os decretos já assinados por Teresa Surita.

“Informo que, apesar do decreto presidencial, [no qual] salões de beleza, barbearias e academias de ginástica passam a ser serviços essenciais, o decreto municipal permanece como está, com esses serviços proibidos de funcionar. Agora não é hora de abrir. Seguindo o entendimento do STF”, escreveu no Twitter.

Até o último boletim epidemiológico de Roraima, a capital aparecia com 1.054 casos confirmados da doença. Em todo o estado, já passam de 1,3 mil diagnósticos positivos e 27 mortes pela Covid-19. As autoridades trabalham para achatar a curva, mas o isolamento social não tem sido respeitado. Os índices não chegam a 70%, ideal para evitar o colapso na Saúde.

Depois dos primeiros casos, Teresa assinou decreto de emergência social e fechou as atividades não essenciais. Com o passar das semanas, a gestora flexibilizou várias vezes as medidas quanto ao comércio e permitiu a volta de alguns segmentos, desde que adotadas as medidas de proteção. Contudo, há duas semanas decidiu não mais relaxar a quarentena.

Informações: Roraima em Tempo