Prefeita vai disponibilizar UBSs exclusivas para atendimento a pacientes com covid-19

Durante entrevista a um programa de rádio local nesta segunda-feira (8), a prefeita Teresa Surita afirmou que algumas unidades básicas de saúde (UBSs) serão destinadas apenas ao atendimento de pacientes que apresentarem os sintomas do coronavírus.

A medida tem como objetivo desafogar o sistema municipal de saúde, pois as demais unidades de saúde irão atender outros problemas de saúde da população. Ainda não há data definida, mas as equipes de saúde já estão se mobilizando para dar início à iniciativa.  

“Nós vamos separar, o mais rápido que a gente puder, algumas UBSs só para atender Covid, porque nos precisamos atender também as outras demandas, que nós nunca deixamos de atender. Nossa equipe já está verificando quais as melhores unidades para a gente atender e as outras vão funcionar para atender outros problemas”.

Outra medida anunciada pela prefeita é a instalação de duas tendas de triagem que vão oferecer suporte às unidades de saúde no que se refere ao pré-atendimento, reduzindo a quantidade de pessoas nas UBSs. Elas vão se localizar, respectivamente, na área central e em um dos bairros mais afastados da cidade.

“As pessoas que se sentirem mal e precisarem de atendimento, por exemplo, terão essas tendas como suporte. Dessa forma se desafoga as unidades de saúde, com toda a condição devida. Atualmente já temos duas tendas com essa, sendo uma ao lado do Terminal Luiz Canuto Chaves e outra ao lado da UBS Nova Cidade, destinado à vacinação contra o H1N1”.

Testes

A prefeita também comentou sobre a recente decisão da Justiça que obriga o Governo de Roraima repassar à Prefeitura de Boa Vista, imediatamente, testes rápidos para coronavírus e comprimidos de cloroquina, remédio usado no tratamento da doença. Para a Teresa, essa é uma vitória para a população.

“Essa decisão vai poder dar um atendimento melhor na questão dos testes, que é o que a gente quer e está lutando muito para isso. Porque hoje, como o Brasil inteiro está em busca de testes e equipamentos, é muito difícil de encontrar e, muitas vezes, o preço não é o correto”, afirmou a prefeita.   

Inaugurações

Teresa também afirmou que será entregue mais um bloco do Hospital da Criança Santo Antônio, que vai contar com mais 30 leitos. A nova estrutura contará com lavanderia, cozinha e farmácia. Em março, a prefeitura adquiriu um tomógrafo e um aparelho de Raio-X digital, por meio de uma emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá.

E na sexta-feira (12), a prefeitura entrega mais uma unidade básica de saúde, dessa vez, no Conjunto Cidadão. Na última semana, foi inaugurada a UBS Silvio Leite e agora serão , totalizando 35 unidades na capital, sendo que outras duas estão em reforma.