Prefeitura intensifica fiscalização em rios e igarapés para coibir pesca ilegal durante piracema

Prefeitura intensifica fiscalização em rios e igarapés para coibir pesca ilegal durante piracema
Operação Defeso da Prefeitura/Foto: Divulgação Semuc

A Prefeitura de Boa Vista intensificou fiscalização nos rios, lagos e igarapés do município para coibir a pesca ilegal durante o período de piracema. Ela vai de 1º de março a 30 de junho.

A última ação aconteceu na sexta-feira, (5). Os fiscais percorreram trechos dos rios Água Boa de Cima, Surrão, Água Boa e Rio Branco. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), tem o com o Grupo de Proteção Ambiental, Defesa Civil. Bem como a Secretaria de Serviços Públicos como parceiros.

Logo, o objetivo é permitir que os peixes possam se reproduzir e manter o equilíbrio ecológico dos rios no município. Do mesmo modo, a pesca predatória durante a piracema pode levar à diminuição da população de peixes e afetar negativamente a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos. O secretário municipal de meio ambiente, Alexandre Santos, explica quais são as formas legais de pescar neste período.

“Vale salientar que só pode a pesca de linha. Não pode usar malhadeira, tarrafa e outros utensílios que favoreçam a pesca em grande escala. Quem for flagrados praticando a pesca ilegal pode receber multa e ter seus equipamentos de pesca apreendidos. Na piracema é permitida a pesca de 10kg diários ou uma espécie por pescador”, destacou.

Prefeitura alerta sobre conscientização

A Semma, tem a missão de fiscalizar a pesca ilegal durante a piracema. A importância não só para a preservação ambiental, mas também para a manutenção da atividade pesqueira de forma sustentável. Além da fiscalização nos rios, as equipes também vão às feiras livres para verificar as bancas de peixe e checar a origem e as espécies comercializadas.

Por fim, a conscientização sobre a importância da piracema e a fiscalização da pesca ilegal durante esse período são medidas fundamentais. Elas garantem a sustentabilidade da atividade pesqueira em Boa Vista. E a preservação dos recursos naturais dos rios e igarapés.

Foto: Da Redação