“Muitos fazem jogo baixo, atacam, distorcem os fatos”, afirma Teresa Surita

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, se pronunciou nesta domingo, 14, em redes sociais, sobre os ataques que têm sofrido de alguns parlamentares que já anunciaram pré-candidatura à Prefeitura de Boa Vista em meio ao aumento de números de mortes por coronavírus em Roraima.

“Muitos pensam em fazer política numa hora tão triste como a que estamos vivendo, onde estamos perdendo tantas vidas. Quero dizer que desde o início desta pandemia não me ausentei nenhum dia de Boa Vista”, escreveu Teresa na conta do twitter.

Teresa ainda se solidarizou com a quantidade de vítimas da covid-19 em Roraima, que já passa de 200, com mais 61 mortes em investigação, segundo boletim do Governo do Estado. As palavras de Teresa também referem-se aos ataques direcionados à gestão municipal e aos profissionais de saúde do município.

Teresa já havia se pronunciado anteriormente em defesa de todos os servidores municipais que trabalham na linha de frente, no combate ao coronavírus nas 34 UBS’s da cidade e no Hospital da Criança. Esses trabalhadores têm sido alvos de críticas de um vereador, deputados estaduais, federais e até senadores que têm pretensão em participar da próxima campanha eleitoral.

“Dói meu coração ver a que ponto chegamos e quantas vidas foram perdidas por falta de agilidade, por questões políticas, por descuido e ver pessoas sofrendo e passando momentos desesperadores. Continuo pedindo a todos que fiquem em casa, porque é a medida mais eficiente para diminuir os casos”, pediu.

Teresa informou ainda que conseguiu comprar testes rápidos para Boa Vista, mesmo com todas as dificuldades que os municípios têm enfrentado para encontrar os insumos no país. “Graças a Deus, conseguimos comprar alguns testes, com isso nas próximas semanas estaremos mais preparados para atendê-los”, garantiu.

Na manhã deste domingo, 14, o governador do Estado, Antônio Denarium, anunciou a transferência de, pelo menos, 27 pacientes que estão na UTI do HGR para a UTI de um hospital no Amazonas. Essa foi a primeira vez, desde o início da pandemia, que Denarium afirma que o sistema de saúde do Estado colapsou.

Denarium também anunciou, pela quinta vez, o adiamento do funcionamento do Hospital de Campanha, que seria entregue nesta terça-feira.

Com o discurso deste domingo, Denarium vai de encontro ao discurso do novo secretário de saúde do Estado, Marcelo Lopes, indicado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier.

Em sua primeira entrevista na imprensa, Marcelo minimizou as mortes e a superlotação do HGR afirmando que tudo não passava de “histeria” da população e ainda culpou a imprensa pelo descaso com a saúde de Roraima.