A retomada das atividades comerciais em Boa Vista se iniciou na manhã desta segunda-feira, 20. Logo nas primeiras horas, as avenidas Jaime Brasil, Sebastião Diniz no centro, Estrela Dalva, no bairro Raiar do Sol e Ataíde Teive, principais pontos comerciais da capital já estavam bem movimentadas.

As equipes da Guarda Civil Municipal, Emhur e da Secretaria Municipal de Gestão Social (Smges) percorreram as ruas e avenidas para garantir o cumprimento das medidas recomendadas pela prefeitura, como o uso das máscaras, item que se tornou obrigatório também a partir desta segunda-feira.

“Em um primeiro momento estamos fazendo uma abordagem de orientação, buscando conscientizar a população sobre a aplicação de multa caso descumpram o decreto municipal, além de orientações sobre o distanciamento seguro respeitando as recomendações da OMS”, destacou o Inspetor Chefe da Guarda Municipal Murilo Santos.

Equipes da Smges percorreram os locais entregando máscaras, orientando comerciantes e ambulantes sobre a disposição de mercadorias nas calçadas por conta da movimentação de pessoas, além de informações e cuidados para evitar a contaminação pela covid-19.

O comerciante Carlos Michel tem uma lojinha de acessórios para celular no Centro Comercial Caxambu. Ele destacou que a expectativa é retomar as vendas e o movimento que tinha antes do início da pandemia. “Mesmo com a loja fechada nós nos reinventamos, ficamos trabalhando com delivery, mas estamos muito esperançosos que tudo isso vai passar e o comércio voltará ao normal”, enfatizou.

Cristiane Peixoto Feitosa aproveitou a reabertura para fazer a compra de alguns itens que estava precisando em casa e ir ao banco. “Minha família toda está respeitando a quarentena, mas em algum momento precisamos sair então aproveitei a reabertura para resolver o que é necessário no momento”, concluiu.

A população deve continuar seguindo as recomendações sanitárias, como evitar as aglomerações, usar álcool em gel e, principalmente, as máscaras, como forma de evitar o contágio enquanto a pandemia persistir.

Conheça as três fases do plano
1ª ETAPA – A partir do 20/072ª ETAPA – A partir do dia 5/083ª ETAPA – A partir do dia 20/08
* Comércio varejista; Atividades de serviços em geral; * Clínicas e consultórios médicos/odontológicos; * Shoppings, centros comerciais e galerias; * Bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação por meio de entrega em domicílio, pronta entrega em veículos (delivery) e retirada do produto no local (drive-trhu) *Igrejas e outros templos religiosos;* Personal trainers, academias e outros; * Espaços públicos; * Bares, restaurantes e estabelecimentos com atendimento presencial restrito, excluindo serviços de self-service (suspensos até o fim da pandemia);* Espaços de eventos e festas; cinemas, teatros e auditóri