Hospital da Criança dispõe de todos os EPI’s necessários, garante Vigilância do Estado

O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), administrado pela Prefeitura de Boa Vista, recebeu a Vigilância Sanitária do Estado para verificação de denúncia sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s) para profissionais e demais pessoas que trabalham na unidade hospitalar.

O resultado da inspeção, de acordo com documento preenchido e assinado pela própria vigilância, foi de que a unidade dispõe de todos os equipamentos necessários para os atendimentos relacionados à Covid-19. Ou seja, a Vigilância do Estado concluiu que a denúncia não procede.

“A equipe da vigilância sanitária esteve no local para verificar a situação relatada no ofício citado acima. No dia da inspeção foi constatado que a unidade dispõe de todos os EPI’s para o atendimento da covid-19. A referida denúncia não procede”, relatou a autora da inspeção Mônica Miranda dos Santos no Termo de Inspeção da Secretaria de Estado da Saúde.

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, afirma que mesmo antes do primeiro caso confirmado em Boa Vista a gestão tem se organizado e planejado todas as ações para garantir a segurança tanto de colaboradores como de pacientes durante o enfrentamento da doença.

“Trabalhamos com planejamento e muita transparência. Nossas ações voltadas à Covid-19 são planejadas e tudo feito com muita responsabilidade. Nossa equipe da saúde é profissional e muito dedicada. Nos reunimos frequentemente para traçar estratégias, avaliar o que estamos fazendo e tomando todas as providencias para que não falte equipamentos nem remédios para tratar e cuidar das nossas crianças”, garantiu Teresa.

A Vigilância Sanitária do Estado concluiu que as denúncias envolvendo falta de EPIs no hospital não procedem

A adequação do hospital para o enfrentamento da doença começou em março com a separação das enfermarias para crianças suspeitas e confirmadas da doença e as de outras patologias. O hospital conta hoje com 136 leitos clínicos, sendo 33 exclusivos para Covid-19 e 10 de UTI estruturados para uso de pacientes com o vírus, podendo ser expandido para 15 leitos, caso haja necessidade.

Além disso, foram contratados mais 20 leitos de retaguarda em uma unidade da rede particular, caso fosse necessário. Até o momento nenhum destes leitos foi utilizado. Além das melhorias na infraestrutura foram contratados profissionais por meio de concursos e seletivos para atuarem nesse momento de pandemia.