O Governo do Estado, por meio da SESAU, vem informando nos seus boletins diários a quantidade de leitos de UTI e Clínicos disponíveis no Hospital Geral de Roraima.
Coincidentemente, desde o dia 7 de julho, um dia após o anúncio da data para reabertura do comércio de Boa Vista, feito pela prefeita Teresa Surita, a Sesau mantém uma média de mais de 40 leitos em manutenção, retirando-os do uso por pacientes da covid-19.
Essa manobra faz com que a taxa de ocupação de leitos no HGR, principalmente os de UTI, seja altíssima, dando a sensação de superlotação e colapso no sistema de saúde do Estado, afim de prejudicar empresários com o possível retorno do decreto municipal que ordenou o fechamento de lojas e empreendimentos.
Manter o comércio fechado é o posicionamento do Governo do Estado, de acordo com entrevista do secretário de Saúde do Estado, Marcelo Lopes, que defendeu abertamente a manutenção das medidas, inviabilizando a reabertura das lojas e prejudicando milhares de trabalhadores de carteira assinada.
Segundo consta nos boletins, do dia 7 até 12 de julho, a Sesau manteve 41 leitos em “manutenção” nem mais nem menos. De 13 a 19 de julho, semana que antecedeu a reabertura do comércio, o Governo aumentou para 46 leitos em manutenção, com exceção do dia 17, quando informou 45.
Foi com esses números de leitos em manutenção que o Governo divulgou a taxa de ocupação de 97% da UTI do HGR, numa manobra para jogar a opinião pública contra Teresa e inviabilizar o retorno às atividades de empresários de Boa Vista.
Cabe lembrar que, hoje, Denarium é o governador que assina os documentos e Jalser é o governador que manda. Isso porque Denarium ficou refém do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima por conta de vários pedidos de impeachment.
Denarium precisou abrir as portas do Governo para Jalser para se manter no cargo para o qual foi eleito, embora responda a vários processos de cassação. Com o acordão (bom para Jalser), várias secretarias do Estado já foram ocupadas por indicados do presidente da ALE, inclusive a SESAU.
Todos, em Roraima, conhecem a ficha criminal de Jalser e seus planos para comandar a prefeitura da capital e o Governo do Estado, por saber que, enquanto puder, será deputado estadual, mas nunca conseguirá chegar a um cargo de Executivo no Estado.
Todos os 19 boletins de julho, com as informações, estão disponíveis nos links abaixo.
18 17 16 15 14 13 12 11 10 09 08 07 06 05 04 03 02 01