Agricultores de Boa Vista já podem se cadastrar para mais uma etapa do Programa de Aquisição de Alimentos

Os agricultores familiares do município têm a oportunidade de complementar sua renda, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O período de cadastramento para mais uma etapa do programa já se iniciou na última quarta-feira, 15 e segue até o dia 30 de julho.

Idealizado pelo Ministério da Cidadania, o programa é desenvolvido em Boa Vista pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai). Consiste na compra dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina para instituições previamente cadastradas e que promovem atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A proposta do PAA é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Os interessados em participar devem se dirigir à sede da Smaai, localizada na av. Ville Roy, 6793 – Centro. Por conta da pandemia de coronavírus, deve-se seguir todas as recomendações de segurança, como o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Como fazer o cadastro

Para o cadastramento, serão necessários os documentos pessoais do agricultor (RG, CPF e comprovante de residência atualizados) além da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) atualizada e ativa.

Os grupos prioritários de atendimento para o programa são assentados, indígenas, quilombolas, extrativistas e pescadores artesanais, que preferencialmente não participem de outros programas semelhantes. O recurso continua no valor de R$ 400.000,00, sendo que cada agricultor terá um montante de R$ 6.500,00 a receber pelos produtos que serão vendidos por eles ao programa.

O secretário da Smaai, Guilherme Adjuto, destacou que a equipe já está pronta para iniciar mais uma etapa do programa. “Os agricultores que ainda não participaram do programa podem se cadastrar para entregar alimentos, complementar sua renda e ajudar muitas famílias. E os agricultores que já participam do PAA devem vir até a secretaria e fazer o recadastramento atualizando todas as informações”, completou.

Outras informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas ou pelo telefone 3212-4160. O horário de atendimento do PAA aos agricultores é das 8h às 12h e das 14h às 18h.