Sete mandados de prisão e cinco de busca e apreensão foram cumpridos em Boa Vista na manhã desta terça-feira (4) na Operação ‘Garfos’, informou a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Roraima (FICCO).
A ação tem o objetivo de desarticular uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado. Mais de 50 policiais federais, civis, militares e penais colaboraram com o cumprimento das ordens judiciais.
Os suspeitos foram identificados nas investigações como responsáveis pelas funções de guarda de armamentos e munições e pela gestão do tráfico de drogas dentro da organização.
Entre os alvos das medidas estão, ainda, um motorista de aplicativo suspeito de prestar serviços de “delivery” também para o tráfico e de um foragido do sistema prisional do Maranhão pela prática de homicídio.
A maior parte dos envolvidos já possuem passagens ou condenação por outros crimes, principalmente o tráfico de drogas, pelo qual também são suspeitos da prática.
Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça do Estado de Roraima, após representação da autoridade policial e parecer favorável do Ministério Público Estadual.
OPERAÇÃO GARFO – O nome da operação faz referência à manobra no xadrez onde se é programado um ataque bilateral às peças do oponente, no caso os líderes do tráfico de drogas e da guarda de armamentos da facção no estado.
A FICCO é coordenada pela Polícia Federal e integrada pelas Policias Civil, Militar e secretarias Estaduais de Segurança Pública e Justiça e Cidadania.
Informações: Folha de Boa Vista – Divulgação/FICCO RR