Cônsul da Venezuela em Boa Vista morre vítima de covid-19

O cônsul da Venezuela em Boa Vista, Faustino Torella, morreu nesta quarta-feira (5) aos 57 anos vítima de coronavírus. Ele teria contraído a doença na capital e regressado ao país de origem para tratar a doença, mas não resistiu.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lamentou a morte do cônsul em rede social e o descreveu como “um grande ser humano de moral impecável, que teve que lutar muito contra a Covid-19, depois de pegar o Brasil no cumprimento de seu dever”.

Também em rede social, o ministro das relações exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, descreveu Faustino como um patriota, homem de bem e pai excepcional. “Amigo sincero. Ele defendeu a soberania da Venezuela com amor, lealdade e dedicação”, escreveu.

Faustino assumiu o consulado no final de 2018. Em junho deste ano, devido à gravidade do estado de saúde por causa da doença, ele teve que ser levado até a fronteira com a Venezuela na ambulância do Exército Brasileiro.

À época, Jorge Arreaza se pronunciou e disse que a transferência de país foi necessária, pois o cônsul não conseguiu receber atendimento médico emergencial em Boa Vista. O Roraima em Tempo noticiou o caso.

O Governo Federal não reconhece Faustino e outros nomes ligados a Maduro como representantes da Venezuela, pois, para o Brasil, Juan Guaidó é presidente encarregado. O Itamaraty considera María Teresa Belandria, apoiadora de Guaidó, como embaixadora venezuelana extraordinária.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação