TRE forma maioria para manter cassação do mandato de Yonny Pedroso

Cinco dos sete juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) votaram contra reverter a cassação do mandato da deputada Yonny Pedroso (SD). Com isso, o Pleno formou maioria e deve manter a perda do mandato por abuso de poder econômico, compra de votos e desvio de finalidade durante as eleições de 2018.

Os magistrados se reuniram para votar no sistema eletrônico da Corte, nessa segunda-feira (28). A defesa de Yonny chegou a apresentar um pedido para adiar o julgamento, que foi rechaçado.

Faltam os votos de Bruno Leal e Francisco Guimarães, que pediu tempo para avaliar a ação. O juiz tem histórico de pedido de vista, como no caso de Antonio Denarium (sem partido) e Odilon Filho (Patri), o que atrasa o andamento das ações.

A certidão mostra que o relator, Luiz Alberto de Morais Júnior, entendeu que o recurso apenas estende o processo e, por isso, votou por aplicar multa de R$ 2 mil à deputada. Contudo, há dois votos divergentes. Os dois juízes que faltam votar vão definir se os valores serão pagos.

Votam pela rejeição do recurso: Luiz Alberto de Morais Júnior, Elaine Bianchi, Rozane Ignácio, Graciete Sotto Mayor e Leonardo Cupello. Quando teve o mandato cassado, Yonny perdeu por 7 a 0. Segundo as investigações, ela foi beneficiada com esquema que desviou R$ 50 milhões do transporte escolar.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Arquivo Pessoal