Operação da PF mira desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares

A operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta quarta-feira (14), busca desarticular esquema criminoso de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. 

Sete mandados de busca e apreensão são cumpridos. Todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, a PF não informou o montante apurado. 

De acordo com a Superintendência Nacional, as buscas têm apoio da Controladoria Geral da União (CGU). Os valores eram destinados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para combater à pandemia de coronavírus.

Um dos mandados é cumprido na residência do senador Chico Rodrigues (DEM). No local, um advogado tentou ter acesso ao interior do imóvel, mas foi barrado. A reportagem entrou em contato com a assessoria do político e aguarda retorno.

Chico Rodrigues está como senador da República desde a última eleição, em 2018, quando recebeu 111.318 votos. Ele já foi deputado federal pelo estado por cinco mandatos consecutivos e governador por quatro meses, em 2014.

CITADA

A Secretaria de Saúde informou que deu total apoio para a Polícia Federal durante a operação, “fornecendo cópia dos dois processos solicitados pelos agentes federais”.

“Como a busca é relacionada a processos envolvendo emendas parlamentares federais, a Secretaria de Comunicação esclarece que não possui informações mais específicas sobre os fatos em questão, visto que a operação corre em segredo de justiça”, complementou.

Informações Roraima em Tempo

Foto Yara Walker/Roraima em Tempo